Acesso é autorizado apos usuário informar CPF e número do cartão. | Felipe Rosa/Tribuna do Paraná
Acesso é autorizado apos usuário informar CPF e número do cartão.| Foto: Felipe Rosa/Tribuna do Paraná

A partir deste mês, a mesma rede de transporte que integra 18 municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) com um único cartão de bilhetagem vai estar praticamente toda conectada no mundo virtual. Com a expansão do número de pontos de ônibus com acesso gratuito à internet via Wi-Fi, a Associação Metrocard planeja, ainda em julho, lançar o serviço em mais três terminais de ônibus: Roça Grande (Colombo), Jardim Paulista (Campina Grande do Sul) e Quatro Barras.

Veja infográfico

Usuários do cartão metrocard podem acessar a internet gratuitamente via wi-fi

+ VÍDEOS

37,5 mil

Conexões foram realizadas em 25 semanas que a Metrocard Wi-Fi passou a ser ofertado aos usuários do Cartão Metrocard. A média é de 500 acessos diários, que duram em torno de 11 minutos cada, com o tráfego médio de 9 megabytes.

Esses três novos hotspots (pontos de acesso gratuito à internet) juntam-se a outros 21 locais (onze terminais e dez estações-tubo) em que o passageiro pode navegar na internet sem custo algum. Basta informar o CPF e o número do cartão Metrocard quando encontrar a rede “Metrocard Wi-Fi” disponível. Em agosto, o Terminal Piraquara será o 15º terminal com o serviço que, desde fevereiro, somou 37,5 mil acessos.

3,5 mil

Acessos à internet via Metrocard Wi-Fi foram registrados na penúltima semana de junho. Desde a instalação do primeiro hotspot, em fevereiro (e foram apenas sete acessos naquela semana), o número de conexões é crescente. E essa é a intenção, com o aumento de locais de conexão, das áreas de sinal e número de usuários do Cartão Metrocard que experimentam o serviço.

A assessora bancária Suelin Cristini Schio Soek, 20 anos, usa diariamente a Metrocard Wi-Fi gratuito e é uma das usuárias do cartão Metrocard que mais se conectaram até agora. “Moro em Fazenda Rio Grande e tanto o terminal quanto a estação-tubo que embarco todos os dias têm internet grátis. Leio e-mails, converso no WhatsApp. Facilita bastante contar com um acesso sem custo, porque posso resolver coisas importantes enquanto espero o ônibus sem gastar”, diz.

Segundo o presidente da Associação Metrocard, Lessandro Zem, o objetivo da empresa que gerencia a bilhetagem eletrônica do transporte coletivo na RMC é fazer com que mais pessoas conheçam o serviço e se conectem a partir da Metrocard Wi-Fi. “Temos feitos testes para ampliar o sinal nesses locais e em breve apresentar novos hotspots, como o Terminal do Guadalupe. A intenção é incentivar o uso do cartão Metrocard, que dá mais segurança e agilidade no transporte coletivo e privilegiar usuário do transporte que usa o cartão, com o acesso sem custo à internet. Com a instalação da tecnologia que permitiu a bilhetagem eletrônica é que conseguimos oferecer a internet gratuita e também incluir novos serviços, como, em breve, esperamos lançar um novo aplicativo da Metrocard”, destaca.

Nos hotspots, mesmo quem não tem o cartão Metrocard consegue acessar o Wi-Fi para consultar informações no site da associação (www.cartaometrocard.com.br), como horários dos ônibus.