|
| Foto:

“Nunca houve tantos escravos vivendo em sociedades livres. Só que as algemas não são mais físicas, são cárceres emocionais”. A frase é do psiquiatra referência mundial em gestão da emoção, Augusto Cury, que traz um novo conceito para entender as dificuldades emocionais que acometem a maior parte das pessoas no mundo atual: o “encarceramento da mente”. A Gazeta do Povo entrevistou o autor de dezenas de best-sellers que é um dos mentores da iniciativa “Seja Extraordinário” (leia mais).

Gazeta do Povo: Por que a “gestão da emoção” é tão importante para os empreendedores? 

Augusto Cury: Eu sou autor do primeiro programa mundial de gestão da emoção. Que é diferente da inteligência emocional. Inteligência emocional é como, metaforicamente, uma montanha muito difusa e distante. Enquanto que gestão da emoção é você implodir essa montanha, pegar os blocos de pedra para construir as mais importantes habilidades para que o nosso eu, que representa a capacidade de escolha e consciência crítica, seja líder de si mesmo, se reinvente, trabalhe perdas e frustrações, desenvolva resiliência, liberte o seu imaginário, abra o leque da sua mente para pensar em outras possibilidades. Portanto, é indubitável que gestão da emoção é fundamental para formar mentes livres, empreendedoras, pró-ativas e emocionalmente saudáveis.

Sem a gestão da emoção, ricos se tornam miseráveis, profissionais sabotam as suas habilidades, casais asfixiam seus romances e jovens se tornam predadores de si mesmos. 

GP: O senhor tem falado muito em “encarceramento da mente”. Como isso acontece? 

AC: Grandes pensadores como Freud, Piaget, Vygostsky, Kant, Hegel, Sartre, entre outros, usaram o pensamento pronto para produzir suas brilhantes teorias, mas não estudaram de maneira sistemática e profunda o próprio pensamento. Então a última fronteira da ciência, que é estudar a natureza dos pensamentos, seus tipos, registros e gerenciamento, não foi investigada, gerando uma lacuna sem precedente na formação do ser humano. Nós não sabíamos, por exemplo, que o registro dos pensamentos e das emoções não dependia da vontade do eu. Ou seja, se eu penso uma ideia perturbadora ou experimento uma emoção fóbica e se o meu eu não age nos primeiros segundos impugnando, discordando, confrontando aquela ideia e emoção angustiante, ela será registrada por um fenômeno chamado fenômeno RAM: registro automático da memória. Ele é um biógrafo implacável e não autorizado do cérebro, arquivando janelas traumáticas, acumulando cárceres da mente humana..

É muito fácil um ser humano ser traumatizado, asfixiado, desenvolver presídios em sua própria mente. Basta ele ser passivo e não atuar, reciclando o seu lixo mental.

E o problema é que no mundo todo, mesmo nas melhores universidades, não se ensina os alunos a serem líderes de suas mentes, gestores da sua emoção. Portanto a educação clássica, cartesiana e racionalista, desprepara o ser humano para o mundo complexo da sua própria psique. Desprepara-os para ter uma mente saudável, tranquila, serena, inventiva, que lida de maneira inteligente com perdas fracassos, crises e lágrimas. Isso é quase que inacreditável. É por isso que as estatísticas mostram que uma a cada duas pessoas cedo ou tarde desenvolverá um transtorno psiquiátrico. São mais de 3 bilhões de seres humanos, um número absurdo. Portanto, gestão da emoção é muito importante não apenas para desenvolver uma mente empreendedora, criativa, resiliente, mas também para prevenir transtornos psíquicos. 

GP: Quais ferramentas podemos usar para reprimir os pensamentos perturbadores? 

AC: Uma pessoa que tem pensamentos de que quem está ao seu redor não a ama. Ou uma mulher que tem baixa autoestima, que acha que o seu corpo é completamente diferente das modelos fotográficas e por isso não se sente feliz. Ou um executivo que sofre por antecipação. Ou um universitário que tem medo de falhar nas provas. Não importa o pensamento ou a emoção asfixiante. Se elas transitam no teatro da mente humana, nós não podemos deixar passivamente elas serem biografadas no cérebro como bilhões de pessoas fazem todos os dias. Desenvolvendo ansiedades, psicossomáticas como dores de cabeça, articulares, aumento da pressão sanguínea ou desenvolvendo transtorno obsessivo-compulsivo, que são ideias repetitivas, ou até síndrome do pânico. E, assim, falhando como líder, como profissional, como pai, como amante.

O nosso eu, que representa capacidade de escolha, tem que sair, metaforicamente, da plateia e entrar no palco e bradar: ‘eu não concordo com esse script, eu vou reescrevê-lo, eu exijo ser líder de mim mesmo. Eu duvido que, assim, não consigo controlar meus pensamentos autopunitivos. Eu critico as minhas emoções angustiantes e eu determino gerir a minha própria psique’.

Enfim, se ele não atua como protagonista, ele vai se tornar vítima. Se ele não atua como líder de si mesmo, ele vai se tornar um escravo vivendo em sociedade livre. Nunca houve tantos escravos vivendo em sociedades livres. Só que as algemas não são mais físicas, são cárceres emocionais. Por isso que o programa Seja Extraordinário é vital não apenas para o empreendedor, mas todo ser humano que queira deixar de ser vítima e treinar as habilidades de seu eu para escrever os capítulos mais importantes da sua própria história. 

GP: O modelo de negócios que hoje existe nas Startups favorece a criatividade? 

AC: Já não são mais as universidades que são o centro do conhecimento do mundo. As Startups têm sido geradores de tecnologia e de conhecimento de maneira surpreendente. Mas não apenas deveria haver um Vale do Silício, como ao redor de São Francisco (Califórnia, EUA), deveria haver múltiplos Vales do Silício em cada país, em cada universidade, em cada cidade. Mas, infelizmente, existem vários paradigmas ou cárceres da mente sabotadores. Por exemplo: que falta dinheiro, que somos um país em desenvolvimento, ou os políticos são corruptos e por causa disso o Brasil não pode desenvolver uma educação de ponta... Existem inverdades que dificultam o desenvolvimento de uma série de empresas brilhantes que vão melhorar a qualidade de vida da humanidade, tornando-a mais inteligente, mais rápida e eficiente.

Mas a “síndrome do pensamento acelerado” - que eu tive o privilégio de descobrir e a infelicidade de saber que grande parte da população mundial é acometida por ela - está acometendo crianças, adolescentes e adultos no mundo todo.

O volume de informação hoje duplica a cada um ano e duplicava a cada duzentos anos no passado. Na década seguinte, vai duplicar a cada um mês. O biógrafo do cérebro humano é inconsciente e implacável e ele arquiva tudo, inclusive milhões de informações inúteis. Isso acelera a mente humana numa velocidade jamais vista, gerando essa síndrome. A síndrome do pensamento acelerado, com sintomas: dor de cabeça, dores musculares, acordar cansado, dificuldade de conviver com pessoas lentas, sofrimento por antecipação, déficit de concentração, baixo limiar para frustração e o esquecimento. Uma criança de sete anos de idade tem mais informação do que um imperador romano. Por isso que as Startups e os líderes das Startups, que também têm síndrome do pensamento acelerado em alto nível, têm que aprender gestão da emoção. Mas não apenas eles, não apenas donos de lojas, executivos das empresas, profissionais liberais... todos os seres humanos. Se não aprenderem a namorar a vida, antes de namorar alguém, se não aprenderem a gerir a sua emoção antes de serem líderes no teatro social, podem ser um carrasco de si mesmo. Ou seja, desenvolver altos níveis de ansiedade devido a hiperestimulação na era digital. 

Seja Extraordinário 

A Startse, principal comunidade de Startups do Brasil, lançou um curso inédito voltado para empreendedores. O Seja Extraordinário traz em cerca de 15 horas de aulas informações sobre inovações do Vale do Silício, com Maurício Benvenutti, técnicas e ferramentas para gestão da emoção com Augusto Cury e as lições de vida e negócios dos bilionários com Ricardo Geromel. 

As inscrições já estão abertas para a primeira turma do curso que, além do acesso ao conteúdo dos professores, participará de encontros semanais ao vivo para discussões mais pontuais sobre como aplicar os ensinamentos a um negócio específico. Para receber mais informações sobre as inscrições, acesse o link.