| Divulgação/
| Foto: Divulgação/

A 3ª edição do Congresso Técnico Científico da Engenharia e Agronomia (Contecc), que acontece em Foz do Iguaçu (PR) esta semana, divulga trabalhos desenvolvidos em diversas instituições brasileiras e por profissionais atuantes no mercado. Em 2016, a organização recebeu 701 inscrições, das quais 550 foram selecionadas e 21 classificadas como as melhores propostas. O evento é realizado em conjunto com a 73ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (Soea), promovida pelo Sistema Confea/Crea e Mútua.

FOTOS: veja em imagens os destaques da 73ª Soea, em Foz do Iguaçu.

A iniciativa impulsiona novas soluções e transmite um legado tanto aos participantes da Soea quanto à sociedade, como afirma o engenheiro agrônomo Geraldo Baracuhy, um dos coordenadores e idealizadores do Contecc. “O congresso funciona como uma alavanca, uma forma de incentivo. É um braço para atender as instituições de ensino e os profissionais em seu exercício pleno. Este ano, 38% dos congressistas são de origem profissional”. Para ampliar a repercussão, os trabalhos serão publicados nos anais do evento e em revistas científicas.

Entre o total de participantes, o maior número é composto por paranaenses: 143 projetos. Para o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), engenheiro civil Joel Krüger, apoiar a educação e o empreendedorismo é fundamental para que o Brasil avance. Nessa terça-feira (30), ele visitou os banners do Contecc acompanhado de coordenadores do congresso e conselheiros da Comissão de Educação e Atribuição Profissional do Crea-PR, presidida pela engenheira eletricista Ana Cristina Fermino Deschamps.

Divulgação

“O Sistema Confea/Crea e Mútua tem contribuído significativamente com projetos de ensino, inovação e empreendedorismo. É necessário aumentarmos o investimento em educação, alicerce básico de qualquer país desenvolvido”, ressaltou Krüger. Segundo o engenheiro civil, o Crea-PR também tem valorizado essa aproximação por meio da Revista Técnico Científica, inclusive com uma edição especial contendo os trabalhos destacados no Contecc.

Inovações reconhecidas

Outro destaque durante a 73ª Soea foi a apresentação dos vencedores do 1º Prêmio Mútua de Empreendedorismo, que ocorreu ontem. Idealizada em parceria com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), a iniciativa contempla desde estudantes de nível médio até profissionais pós-graduados. O prêmio tem como foco incentivar processos, produtos e serviços inovadores.

Os três projetos premiados foram:

- “Promoção de melhorias e reformas em residências de baixa renda” – Regis Chrystian da Silva, engenheiro ambiental, técnico em segurança do trabalho e estudante de engenharia civil do Centro Universitário Leonardo da Vinci, de Timbó (SC).

- “Novo processo/produto de captura de CO2 da atmosfera com óxido de grafeno em suspensão aquosa” – Francislei Santa Anna Santos, engenheiro químico e associado da Mútua-BA.

- “Equipamentos para facilitar a produção nos setores de construção civil, agrícola e mineração” – Luis Felipe Coelho, engenheiro mecânico paranaense.