Embaixador do The Hardest Run, Marcelo Alves, corre a Volcano Marathon, a maratona de deserto na maior altitude do mundo | Eduardo LubiaziArquivo pessoal
Embaixador do The Hardest Run, Marcelo Alves, corre a Volcano Marathon, a maratona de deserto na maior altitude do mundo| Foto: Eduardo LubiaziArquivo pessoal

Conhecida e temida por corredores do mundo todo, a Maratona Volcano, no deserto do Atacama, no Chile, foi o ponto de partida oficial do projeto The Hardest Run. Para o criador do movimento e corredor número #000.001, Marcelo Alves, foi uma responsabilidade e uma honra fazer o lançamento e divulgar a causa internacionalmente. 

“Meu objetivo era conquistar a adesão de atletas de mais de dez países diferentes. Conversei em particular com cada um, contando como é o The Hardest Run e estimulando a inscrição deles em nosso time. Conseguimos 26 adesões, de 19 atletas e da equipe de produção da prova, que se empolgou e fez questão de se inscrever também”, comemora Marcelo, que se preparou durante cinco meses para participar dessa maratona. Foram quatro a cinco treinos semanais, mais três treinos funcionais e musculação. 

“Alguns atletas que participaram este ano treinaram em países com grande altitude, como no Nepal. Como a maratona acontece na altitude, em média 4.500 metros, com 40% menos oxigênio, conheço bem as dificuldades enfrentadas. Mas estou aqui por um bem maior”, conta Marcelo, que conseguiu baixar sua marca em 30 minutos e terminou a prova na quinta colocação. "Apesar de ser uma prova muito difícil, estou bem satisfeito com o resultado e, principalmente, pelo lançamento do projeto, que já tem mais de 800 inscritos antes mesmo dessa oficialização", conclui o maratonista. 

A proposta do The Hardest Run é chamar a atenção das pessoas em todo o mundo para os pacientes com leucemia que estão na fila por um transplante e aumentar, de forma significativa, o cadastro de doadores de medula óssea, plaquetas e granulócitos. Para fazer parte da equipe basta se cadastrar e levar a causa onde e da forma que puder. Qualquer pessoa de qualquer cidade ou país pode participar e ajudar. Os cadastrados recebem um número exclusivo que será usado em provas de corrida que eles participarem. Para se inscrever como Hardest Runner e receber mais informações sobre o projeto, basta acessar: www.thehardestrun.com.br.

Sobre a Maratona Volcano 

Considerada a mais alta maratona do deserto, a Maratona Volcano começa em San Pedro de Atacama, no coração do deserto de Atacama, o deserto mais seco do mundo. A largada é próxima do Trópico de Capricórnio, ao lado do vulcão Lascar, um dos vulcões mais ativos do norte do Chile. Durante o percurso, os corredores tem direito às vistas mais espetaculares e panorâmicas de até 10 vulcões. São 42k de estradas áridas e ar bem rarefeito, por conta da altitude de quase 4,5 mil metros.

Altitude de 4,5 mil metros e 40% de oxigênio: “Mas estou aqui por um bem maior”Eduardo LubiaziArquivo Pessoal