Estudantes têm, cada vez mais, aproximado a realização da pós-graduação da conclusão da graduação. | /Bigstock
Estudantes têm, cada vez mais, aproximado a realização da pós-graduação da conclusão da graduação.| Foto: /Bigstock

325.230 estudantes

Era o número de alunos matriculados em cursos de pós-graduação (Especialização, Mestrado, MBA, Doutorado e Pós-doutorado) no Brasil em 2015. O número é mais do que o dobro do registrado dez anos antes, em 2005. Durante o mesmo período, cresceu também o número dos cursos de pós-graduação, passando de 2.057 em 2005 para 3.905 em 2015. A evolução expressa o quanto a realização de cursos de pós-graduação tem se mostrado imprescindível a quem busca o desenvolvimento de sua carreira profissional.

A pós-graduação tem se tornado cada vez mais imprescindível para uma carreira de sucesso. Em dez anos, o número de estudantes matriculados em cursos de pós-graduação no Brasil aumentou em mais de 100%. Os dados mais recentes, de 2015, dão conta de que, naquele ano, 325.230 alunos se matricularam em cursos de pós-graduação (Especialização, MBA, Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado), mais do que o dobro do registrado em 2005. Durante o mesmo período, o número de cursos também se ampliou de 2.057 para 3.905.

“Em momentos de alto desemprego, a pós é procurada para resolver esse problema”, afirma William Klein, CEO da Hoper, empresa de consultoria em educação. “Nas mudanças de tecnologia, o currículo da graduação se atualiza lentamente. Na pós, é quase que imediato. Fazer uma pós é mais um reforço em que o impacto é sensível no dia a dia do profissional”, completa.

Com isso, um número cada vez maior de estudantes tem buscado antecipar a realização da pós-graduação, aproximando-a da conclusão da graduação, e também procurado outras soluções, como escolher um curso de duração mais rápida: “Hoje as instituições ofertam muitos cursos à distância e aumentam a flexibilidade para antecipar ou atrasar a formação com base na capacidade de aquisição de disciplinas”, diz Klein.

Troca de experiências é um dos maiores benefícios

Natália Cesar de Brito, de 29 anos, é psicóloga e aluna do curso de Especialização em Psicologia Clínica – Terapia Cognitivo-Comportamental da Uninter. Ela diz que em sua área – trabalha com crianças com transtorno de espectro autista – é de suma importância que o profissional esteja atualizado com o que existe de novo em intervenções em abordagens: “A especialização permite maior acesso a essas informações, bem como à troca de informações com profissionais que atuem em outras áreas. Um dos maiores benefícios da especialização é a troca de experiências”, afirma.

Para ela, escolher um curso de duração mais curta (com duração de nove meses) foi mais atrativo: “Num curso mais rápido, prioriza-se o que há de mais importante. Além de ser mais satisfatório e trazer resultados mais rápidos”, diz. Natália tem a expectativa de que a conclusão da pós traga resultados imediatos a ela na carreira. “A partir do momento que se tem um certificado de especialista no currículo, ele passa a valer mais. Não só financeiramente, mas o conhecimento adquirido traz mais credibilidade ao profissional”, avalia a psicóloga.

Condições para que o estudante não entre em estagnação

Segundo o professor Nelson Castanheira, pró-reitor de Pós-Graduação da Uninter, as instituições têm buscado criar condições para que os estudantes não entrem em estagnação neste momento de crise. “Qualquer que seja o ramo de atuação do candidato há algum curso que atenda a sua necessidade”, diz. “Os alunos que já estão no mercado de trabalho têm a oportunidade de galgar novas oportunidades e os que estão desempregados, de encontrar um emprego”, explica.

“Os alunos que já estão no mercado de trabalho têm a oportunidade de galgar novas oportunidades e os que estão desempregados, de encontrar um emprego”

Nelson Castanheira Pró-reitor de Pós-Graduação da Uninter

A Uninter, diz Castanheira, encontrou duas formas de se adequar ao momento econômico: ofertando cursos de pós-graduação a preços que o mercado possa absorver e realizando cursos in company, em parceria com empresas. “O mercado de pós tem espaço para todas as instituições. O aluno tem que identificar sua demanda considerando preço e qualidade. Não se matricular só pelo nome do curso, mas observar suas disciplinas”, afirma.

Castanheira lembra também que a opção por uma pós de duração mais curta não significa que o estudante precisará pagar pelo valor integral do curso durante o período de aulas: “Mesmo aquele aluno com pressa de obter título não significa que vá pagar o valor total do curso dentro do seu tempo de duração. Esse parcelamento pode ser feito em até 20 vezes, conforme o curso”, conclui.