• Carregando...
Wallyson entra no segundo tempo e faz o quarto gol atleticano após bela jogada de Alberto | Pedro Serápio/Gazeta do Povo
Wallyson entra no segundo tempo e faz o quarto gol atleticano após bela jogada de Alberto| Foto: Pedro Serápio/Gazeta do Povo

Assista todos os gols da última e decisiva rodada da primeira fase do Paranaense 2009

Ficha técnica e principais lances de Atlético 4 x 1 Engenheiro Beltrão

  • Lima comemora gol pela segunda partida seguida ao fazer o terceiro do Rubro-Negro
  • Meia Safira, agora do Roma, em ação pelo Engenheiro Beltrão contra o Atlético no Estadual.

O Atlético goleou o Engenheiro Beltrão por 4 a 1 na noite desta quarta-feira (25), na Arena da Baixada. O jogo valeu pela última rodada da primeira fase do Campeonato Paranaense 2009 e confirmou os dois pontos extras para a equipe da Baixada. Os gols rubro-negros foram marcados por Chico, Júlio César, Lima e Wallyson. Tomas descontou para o Aereb, que se salvou do rebaixamento por ter um gol de saldo a mais que o Londrina.

Após duas derrotas seguidas no campeonato, para Cianorte e Paranavaí, o Furacão reencontrou a vitória numa partida com um primeiro tempo difícil com o Engenheiro dando alguns sustos no time rubro-negro, que insistia em jogadas de bola longa, numa partida jogada em alta rotação. Quando a bola foi colocada no chão, o Atlético sobrou. Na segunda etapa, o time da casa administrou o resultado mesmo com o jogo se mantendo rápido e abriu boa vantagem para a alegria dos pouco mais de 10 mil torcedores presentes no estádio.

Se a tabela da Federação Paranaense de Futebol for mantida, o Atlético enfrentará na próxima rodada o Paranavaí, fora de casa. Porém, o STJD julgará na quinta-feira (26) a ação em que o Furacão questiona o texto do regulamento, que daria ao primeiro colocado o direito de fazer todas as partidas em casa. De um modo ou de outro, o time deverá o retorno de Rafael Moura e de Zé Antônio, que cumpriram suspensão contra o Engenheiro Beltrão, mas não contará com Renan, que recebeu o terceiro cartão amarelo.

Em partida rápida e truncada no início, Atlético aproveita melhor as chances

O jogo começou com muita velocidade e muita disputa pela bola. Ambas as equipes buscavam o gol desde o início. O Atlético apostou nas jogadas de bola parada com Netinho. No primeiro minuto de partida, uma cobrança pela direita foi desviada pela zaga e bateu no pé da trave. No escanteio, o ala-esquerdo achou Chico, que mandou para fora.

Aos 11 minutos, o Engenheiro Beltrão assustou a torcida atleticana. O atacante Fred recebeu, colocou na frente, parou na frente do marcador e deu um chute que passou à esquerda de Galatto. Três minutos depois, Beá cobrou falta e Thiago Senna ficou de frente para Galatto, sem marcação. O zagueirão do Aereb furou de forma incrível e o goleiro atleticano fez fácil defesa.

O ala-direito atleticano Alberto fez uma de suas melhores partidas desde que retornou ao clube. Aos 24, ele recebeu no fundo e tentou cruzar duas vezes. Na segunda tentativa. Lima não alcançou e a zaga afastou.

Os atacantes do time do noroeste deram trabalho para a zaga atleticana. No primeiro tempo, os zagueiros rubro-negros tiveram trabalho especialmente com o forte Dagol. Aos 26, ele recebeu lançamento na área, girou como um típico centroavante, mas bateu fraco para a defesa fácil de Dagol.

No lance seguinte, o Atlético respondeu com gol. Eurico fez falta em Marcinho. Aos 28 minutos, Netinho cobrou e a Chico tentou cabecear e a bola escorreu pelo corpo do zagueiro atleticano, indo para o gol. O árbitro Jarbe Cassou validou o gol causando protestos dos jogadores do Engenheiro Beltrão.

Cinco minutos depois, aos 33, Chico ganhou bola na raça pela esquerda e achou Netinho, que correu até o fundo e rolou para Júlio César escolher o canto e fazer o segundo gol atleticano no jogo. O gol deu tranquilidade ao Furacão que passou a administrar a partida.

Aos 45, Júlio César cabeceou para fora, com o desvio do goleiro, após seguidas tentativas pela direita. "Depois do gol ficou mais fácil. Agora temos que ter cuidado para não tomarmos contra-ataques", afirmou o ala Alberto ao final do primeiro tempo.

Jogo continuou acelerado no segundo tempo

Depois de um primeiro tempo de muita velocidade, esperava-se que as equipes diminuíssem o ritmo na segunda etapa. Não foi o que aconteceu. Surpreendentemente, Alberto, jogador que completou 34 anos no último domingo (22) e enfrentou diversos problemas físicos desde que voltou ao Atlético, passou a sobrar em campo, com lances de velocidade e recuperações de bola.

Aos 7 minutos, o veterano correu, pedalou em cima da defesa e cruzou para a área. A zaga tirou. Ainda pelos flancos, só que pela esquerda, no minuto seguinte, Netinho achou Júlio César, que cruzou para Chico cabecear torto e perder uma chance incrível.

Aos 10, Galatto salvou o Atlético ao se adiantar sobre Dagol na saída da área e tirar de carrinho. No minuto seguinte, Fred deu mais um susto ao fazer a bola passar perto num chute de longe.

Aos 30 minutos, Renan fez uma roubada de bola na intermediária e lançou Lima. O atacante arrancou e bateu cruzado, sem chances para o goleiro Spada. Foi o terceiro gol atleticano.

Aos 39 minutos, o Engenheiro Beltrão descontou. O uruguaio Gonzalo, que entrara durante o segundo tempo cobrou um escanteio do lado esquerdo e o volante Tomas cabeceou para as redes. Galatto chegou a tocar na bola.

Já nos acréscimos, o Furacão partiu para fazer o quarto gol. Aos 46, o paraguaio Julio dos Santos, que saiu do banco cruzou na direção de Antonio Carlos e Wallyson, este último também suplente. O zagueiro Diego chegou antes e tirou. Aos 47 não teve escapatória para o Aereb. Alberto ganhou a jogada no meio de campo, chapelou Fred e lançou Wallyson, que tocou na saída do goleiro e deu números finais ao jogo.

Com o 4 a 1, o Atlético terminou a primeira fase em primeiro com 30 pontos, vencendo nove das 14 partidas que fez. O Engenheiro Beltrão fechou sua participação no campeonato em 12º, o primeiro fora da zona de rebaixamento, com 16 pontos, o mesmo número do rebaixado Londrina, superando o adversário por dois gols de saldo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]