• Carregando...
Ziquita em casa, na cadeira de rodas por causa do AVC. | Arquivo Pessoal
Ziquita em casa, na cadeira de rodas por causa do AVC.| Foto: Arquivo Pessoal

Gilberto de Souza Costa, mais conhecido por Ziquita, lenda da história do Atlético, passa por dificuldades em Governador Valadares-MG, onde mora. O ex-centroavante sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico, há oito meses, e pede ajuda aos torcedores para a recuperação. (veja abaixo os dados bancários para doações)

As consultas, fisioterapia e medicamentos têm custo alto e o ex-atleticano não tem condições financeiras de manter o tratamento. Depois do AVC, Ziquita ficou com o lado direito do corpo paralisado e precisa de cadeira de rodas para se locomover. Além disso, o ex-atleta de 64 anos apresenta problemas para se comunicar.

Ziquita mora com a esposa Maria da Graça, de 69 anos, que é quem está bancando a recuperação. Ela é professora aposentada e ele, depois de encerrar a carreira no futebol, trabalhou como motorista por 11 anos. Porém, o ex-rubro-negro nunca recolheu o INSS e, após o acidente, ainda não conseguiu a aposentadoria.

Ziquita está fazendo fisioterapia para se recuperar do AVC. Arquivo Pessoal

A esposa conta com a ajuda de um amigo para poder realizar as tarefas diárias. Maria da Graça conta que o ex-centroavante está evoluindo bem com os tratamentos e o casal tem esperança de uma recuperação significativa para breve.

“Ele está avançando bem. Só não anda, mas entende tudo e tem feito fisioterapia regularmente. Não podemos perder a esperança de que ele vai voltar a andar. É ter tempo e paciência”, contou. “Ele está um pouco tristonho, porque fazia de tudo. Ele ainda jogava futebol e gostava muito de andar de bicicleta”, completou.

Na história do Rubro-Negro para sempre

Ziquita comemora gol no jogo lendário com o Colorado.

Ziquita é autor de uma façanha que entrou para a história do Atlético e do futebol local, ocorrida no dia 5 de novembro de 1978. O ex-centroavante marcou quatro gols em apenas 13 minutos, evitando uma derrota por 4 a 0 para o rival Colorado, nos minutos finais do jogo, em plena Baixada.

LEIA MAIS: Lendário 4 a 4 do herói Ziquita faz 30 anos

No partida épica, Ziquita ainda quase marcou o gol da vitória atleticana aos 44 minutos do segundo tempo. O feito rendeu ao jogador capas dos jornais do dia seguinte, que traziam como manchete “São Ziquita”. Até hoje, sempre que o Furacão precisa de resultados improváveis, viradas nos minutos finais, os torcedores invocam o nome do atacante.

DOAÇÕES PARA O ZIQUITA

Banco Itaú

Agência: 3180

Conta: 09597-2

Beneficiária: Maria da Graça Duarte Costa (esposa do Ziquita)

CPF: 64354113600

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]