• Carregando...
 | /
| Foto: /

O Atlético recebe o Santos, na noite desta quarta-feira (5), às 19h15, na Vila Capanema, na partida de ida das oitavas de final da Libertadores. A volta será em 10 de agosto, na Vila Belmiro. 

O duelo pelo torneio continental é o mais importante do ano para o Furacão até o momento. Em campo, o time comandado por Eduardo Baptista busca reverter a desconfiança causada pelas derrotas recentes para Grêmio (Copa do Brasil) e Sport (Brasileiro). A dúvida na escalação atleticana está na linha de frente, entre Ederson ou Grafite (confira a ficha técnica). 

Gazeta do Povo analisou quem vence, teoricamente, os duelos de cada posição segundo as prováveis escalações de cada equipe. Confira abaixo:

Weverton x Vanderlei

Daniel Caron/Gazeta do Povo

Vitória de Weverton. O embate é equilibrado e até polêmico. Muito por causa da excelente fase do goleiro do Santos e da instabilidade do sistema defensivo do Atlético no ano. O W12, entretanto, cresce em momentos decisivos e vem ostentando regularidade impressionante nos últimos anos, além de ser especialista em defesas de pênaltis. 

LEIA TAMBÉM: Atlético promete não mais alugar a Arena em conflito com jogos importantes

Jonathan x Victor Ferraz

Vitória de Jonathan. O experiente lateral foi uma das poucas contratações que se firmou no Atlético em 2017. Confere segurança à defesa e surge com perigo no ataque. Já Victor Ferraz alterna momentos bons e ruins desde os tempos de Coritiba, clube que defendeu antes do Peixe. O santista pode levar a melhor na velocidade, mas perde em consistência. 

Paulo André x Lucas Veríssimo

Vitória de Lucas Veríssimo. O jovem de 22 anos barrou o experiente Cleber no Santos. Com 30 jogos no ano, é um dos principais alvos do futebol europeu para a próxima janela de transferências. Já Paulo André caiu de rendimento do ano passado para cá e, recém-recuperado de lesão, busca agora retomar o nível de atuações que rendeu ao Atlético a melhor zaga do Brasileiro do ano passado.  

Thiago Heleno x David Braz

Antônio More/Gazeta do Povo

Vitória de Thiago Heleno. O General é peça-chave do Atlético. São 21 jogos na temporada e dois gols marcados, um deles na Libertadores. Um expoente da força física, leva a melhor no confronto com o inconstante David Braz. Apesar do faro artilheiro (tem quatro gols no ano), o santista transmite menos segurança que o concorrente rubro-negro. 

Sidcley x Jean Mota

Vitória de Jean Mota. Jogando na lateral, Sidcley costuma sofrer na marcação e ser um dos pontos fracos do sistema defensivo. Por outro lado, meia de origem, tem qualidade do meio para a frente. Já Jean surpreendeu pela regularidade no Peixe. Também meia de origem, supriu com qualidade as ausências dos lesionados Zeca e Caju, dando menos sustos na defesa do que Sidcley. 

LEIA TAMBÉM: Atlético pede para torcida esquecer perda da Arena e abraçar o time contra o Santos

Otávio x Renato

Vitória de Otávio. O volante de 23 anos é titular absoluto do Furacão. Com 25 jogos na temporada, é crucial na marcação e ainda ajuda a ditar o ritmo do meio de campo. No duelo com Renato, pesa a juventude do atleticano. Aos 38 anos, o santista já superou o próprio auge na carreira e, apesar de manter a técnica elevada, pode sofrer com o ritmo intenso que promete o jogo. 

Rossetto x Thiago Maia

Vitória de Thiago Maia. O volante é uma das boas revelações da base do Santos. Campeão olímpico ao lado de Weverton em 2016, sabe marcar e ainda sair para o jogo com qualidade. É objeto de desejo do futebol europeu. Já Rossetto é uma promessa em plena evolução. Apesar de já ter comprovado seu talento, ainda carece de maior regularidade de atuações. 

Lucho González x Lucas Lima

Flickr Santos

Vitória de Lucas Lima. O camisa 10 do Santos não vem praticando seu melhor futebol, mas ainda assim leva a melhor sobre o veterano Lucho. Canhoto, Lucas é o cérebro do Peixe e está no radar do Barcelona. Já o argentino do Furacão sofre em jogos mais intensos e costuma ser substituído. Já provou, por outro lado, que pode ser decisivo, mesmo aos 36 anos. 

Douglas Coutinho x Bruno Henrique

Vitória de Bruno Henrique. A velocidade do atacante será uma das principais apostas do Santos de Levir Culpi. Os laterais do Atlético serão bastante exigidos na marcação. Velocidade que por sinal também é a principal característica de Coutinho. Em comparação ao santista, porém, o rubro-negro é menos decisivo e precisa melhorar as partes técnicas e táticas. 

Nikão x Copete

Daniel Caron/Gazeta do Povo

Vitória de Nikão. O camisa 11 é uma unanimidade no Furacão. Em 2017, são 27 jogos e cinco gols. Com qualidade para prender a bola, driblar e perigosos chutes de longa distância, o meia é uma das esperanças de Eduardo Baptista para desequilibrar o duelo. O colombiano Copete acumula dez jogos na temporada, sem nenhum gol. 

Ederson x Kayke

Vitória de Ederson. O atleticano disputa uma vaga no ataque com Grafite. Recentemente, Ederson anotou seu primeiro gol desde que voltou ao Furacão, clube onde foi artilheiro do Brasileiro em 2013. Ou seja, o baixinho tem faro de gol e está voltando à melhor forma. Kayke vem numa boa temporada, com sete gols em 22 jogos. Mesmo assim, tem importância menor para seu time que o rival rubro-negro. 

Resultado da comparação: Atlético 6 x 5 Santos

Ficha técnica

Atlético: Weverton; Jonathan, Paulo André, Thiago Heleno e Sidcley; Otávio, Rossetto e Lucho González; Nikão, Douglas Coutinho e Ederson (Grafite). Técnico: Eduardo Baptista.

Santos: Vanderlei; Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, David Braz e Jean Mota; Renato, Thiago Maia e Lucas Lima; Bruno Henrique, Kayke e Copete. Técnico: Levir Culpi. 

Árbitro: Roberto Tobar (CHI)

Auxiliares: Marcelo Barraza (CHI) e Claudio Rios (CHI). 

TV: FOX Sports.

Fique de olho

Thiago Heleno

O General voltará a atuar ao lado de Paulo André na zaga atleticana, dupla que fez sucesso no Campeonato Brasileiro de 2016. Além de evitar as chegadas do Peixe, o zagueiro do Furacão será uma das armas ofensivas da equipe com seu forte jogo aéreo. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]