• Carregando...
Imagens dos títulos recentes da dupla Atletiba em 2017 e 2016. | Montagem  com fotos de Albari Rosa e Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
Imagens dos títulos recentes da dupla Atletiba em 2017 e 2016.| Foto: Montagem com fotos de Albari Rosa e Daniel Castellano/ Gazeta do Povo

O campeão paranaense de 2018 corre o risco de não ter as imagens do jogo do título veiculadas na televisão. No domingo (8), Atlético e Coritiba decidem a taça do Estadual na Arena da Baixada, mas os canais de televisão estão proibidos, por determinação da diretoria atleticana, de registrar a decisão.

Assim como nas finas do returno do Paranaense, apenas o Atlético fará a filmagem da partida e ficará responsável por repassar as imagens para a imprensa.

Porém, a distribuição para os canais de televisão é uma incógnita. Na final da Taça Caio Júnior, por exemplo, o Furacão encaminhou aos meios de comunicação uma seleção com quase 4 minutos dos ‘piores momentos’, com nenhum lance de perigo e sequer o gol do título rubro-negro.

Já o Coritiba irá realizar a filmagem própria na Arena da Baixada. Porém, via assessoria de imprensa, o clube explica que não pode repassar as imagens do Atlético para a imprensa e por isso respeitará as regras atleticanas.

A legislação brasileira (Lei Pelé – 9.615/1998) garante o registro dos eventos, com uso de um trecho (3%) para exibição em telejornais – mesmo em evento privado. O Atlético, por sua vez, defende que estes 3% não precisam conter os melhores momentos dos jogos e que este seria um produto premium que exigiria pagamento financeiro dos veículos ao clube.

Ou seja, quem não estiver na Arena da Baixada corre o risco de não assistir aos momentos do Atletiba da final, pelo menos nos veículos de comunicação em massa, caso dos canais de televisão. As imagens estariam disponíveis apenas na Internet, nas redes sociais oficiais de Atlético e Coritiba.

Já a transmissão ao vivo da final não ocorrerá porque o Atlético não aceitou a proposta da Rede Globo para vender os direitos de transmissão dos jogos do time no Estadual. Entretanto, o Coritiba vendeu os direitos para a emissora carioca, mas, de acordo com a legislação, o evento só pode ser transmitido ao vivo se ambos os clubes tiverem acordo com o canal detentor dos direitos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]