PUBLICIDADE

André Pugliesi » Ver mais COLUNISTAS

Jogão pelo Pentagonal da Morte, no Pinheirão. Manguinha (9) marca gol com a nuca |
Jogão pelo Pentagonal da Morte, no Pinheirão. Manguinha (9) marca gol com a nuca
Lembra daquele jogo?

O gol que só Manguinha foi capaz de fazer

Texto publicado na edição impressa de 09 de julho de 2012

Gol partindo da meia-cancha, bola coladinha no pé, “dibrando” toda a defensiva e o goleiro antes de arrematar? Maradona fez na Copa do Mundo de 1986, Messi também fez, até o Maicon já anotou um tento desse tipo – o Pelé eu não sei, mas os antigos dizem que ele fez vários.

Gol chutando do círculo central? Rivaldo fez, Kléberson fez, Fred fez, Diego Souza fez – o Pelé não fez, mas tudo bem. E gol de bicicleta? Todo mundo fez.

Agora, gol de nuca, quem é que fez? O Pelé fez? Não tenho essa informação, mas deve ter feito. O fato é que o Manguinha fez o dele. E pelo Atlético. E a bola chocou-se com o mullet dele (penteado da moda na época), o que torna o feito ainda mais raro.

Era 1989 e o Furacão estava enrolado numa disputa apavorante: o Pentagonal da Morte. Parece nome de disco de banda Black metal, mas era o sistema encontrado para definir quais times seriam rebaixados para a Segunda Divisão. E naquele tempo, a Segundona era mesmo a danação.

Domingo, dia 29 de outubro, confronto de rubro-negros no Pinheirão: Atlético e Vitória. O marcador apontava 2 a 0 para os donos da casa e os visitantes se mostravam plenamente satisfeitos com o revés. Ninguém suspeitava a barbaridade que viria.

Defesa fácil para o goleiro Róbson, após cruzamento da esquerda. Eis que o camisa 1 da representação baiana comete um vacilo extraordinário na reposição. No afã de “quebrar” pra frente, chuta a esfera (Topper, modelo clássico) na nuca de Manguinha. A bola percorre o caminho de volta e vai parar no barbante. Gol do Furacão: 3 a 0, placar final.

PUBLICIDADE
    • SELECIONADO PELO EDITOR
    • NOTÍCIAS MAIS COMENTADAS
    • QUEM MAIS COMENTOU
    Assine a Gazeta do Povo
    • A Cobertura Mais Completa
      Gazeta do Povo

      A Cobertura Mais Completa

      Assine o plano completo da Gazeta do Povo e receba as edições impressas todos os dias da semana + acesso ilimitado no celular, computador e tablet. Tenha a cobertura mais completa do Paraná com a opinião e credibilidade dos melhores colunistas!

      Tudo isso por apenas

      12x de
      R$49,90

      Assine agora!
    • Experimente o Digital de Graça
      Gazeta do Povo

      Experimente o Digital de Graça!

      Assine agora o plano digital e tenha acesso ilimitado da Gazeta do Povo no aplicativo tablet, celular e computador. E mais: o primeiro mês é gratuito sem qualquer compromisso de continuidade!

      Após o período teste,
      você paga apenas

      R$29,90
      por mês!

      Quero Experimentar
    VOLTAR AO TOPO