André Pugliesi

Fechar
PUBLICIDADE
André Pugliesi

André Pugliesi + VER MAIS COLUNISTAS

Lembra daquele jogo?

O gol que só Manguinha foi capaz de fazer

Jogão pelo Pentagonal da Morte, no Pinheirão. Manguinha (9) marca gol com a nuca |
Jogão pelo Pentagonal da Morte, no Pinheirão. Manguinha (9) marca gol com a nuca
 
0 0 COMENTE! [0]
TOPO

Gol partindo da meia-cancha, bola coladinha no pé, “dibrando” toda a defensiva e o goleiro antes de arrematar? Maradona fez na Copa do Mundo de 1986, Messi também fez, até o Maicon já anotou um tento desse tipo – o Pelé eu não sei, mas os antigos dizem que ele fez vários.

Gol chutando do círculo central? Rivaldo fez, Kléberson fez, Fred fez, Diego Souza fez – o Pelé não fez, mas tudo bem. E gol de bicicleta? Todo mundo fez.

Agora, gol de nuca, quem é que fez? O Pelé fez? Não tenho essa informação, mas deve ter feito. O fato é que o Manguinha fez o dele. E pelo Atlético. E a bola chocou-se com o mullet dele (penteado da moda na época), o que torna o feito ainda mais raro.

Era 1989 e o Furacão estava enrolado numa disputa apavorante: o Pentagonal da Morte. Parece nome de disco de banda Black metal, mas era o sistema encontrado para definir quais times seriam rebaixados para a Segunda Divisão. E naquele tempo, a Segundona era mesmo a danação.

Domingo, dia 29 de outubro, confronto de rubro-negros no Pinheirão: Atlético e Vitória. O marcador apontava 2 a 0 para os donos da casa e os visitantes se mostravam plenamente satisfeitos com o revés. Ninguém suspeitava a barbaridade que viria.

Defesa fácil para o goleiro Róbson, após cruzamento da esquerda. Eis que o camisa 1 da representação baiana comete um vacilo extraordinário na reposição. No afã de “quebrar” pra frente, chuta a esfera (Topper, modelo clássico) na nuca de Manguinha. A bola percorre o caminho de volta e vai parar no barbante. Gol do Furacão: 3 a 0, placar final.

Siga a Gazeta do Povo e acompanhe mais novidades

deixe sua opinião

PUBLICIDADE

últimas colunas de André Pugliesi

PUBLICIDADE
Acompanhe a Gazeta do Povo nas redes sociais