• Carregando...

Tem árbitro que anda enxergando coisas demais e tem árbitro que está confundindo tropeço com pênalti, como no lance de Grafite, do Santa Cruz, na penalidade máxima inexistente contra o Fluminense.

Não é preciso ter olhos de lince para apitar jogo de futebol, mas a moçada de preto anda exagerando no direito de errar.

O lince, como todo felino, tem muito boa visão. “Ter olhos de lince” significa enxergar excepcionalmente bem.

Na verdade, existe uma confusão de linguagem na popularização dessa expressão. Linceu, na mitologia grega, foi piloto do navio Argo para descobrir novas terras. Conta a lenda que ele conseguia ver o que acontecia no céu e no inferno surgindo o mito dos “olhos de Linceu”.

Mas fiquemos com olhos de lince mesmo, até porque não vai baixar o preço do dólar e muito menos melhorar o padrão da arbitragem nacional. E nem se espera que todo apitador tenha uma “super visão”. Apenas conhecimento das regras, equilíbrio e bom senso nas partidas.

Começou o principal campeonato do país e com ele também começou a choradeira contra as arbitragens.

Todo ano é o mesmo cantochão.

Só que a maioria dos dirigentes, técnicos e jogadores têm razão em seus reclamos.

Anda muito ruim o nível de juízes e bandeirinhas. Quando não são eles que atrapalham em campo, surge o sujeito com a inabalável autoridade de quarto árbitro, como no caso de Paulo Autuori no último jogo do Atlético, para botar mais lenha na fogueira.

O despreparo de boa parte do quadro nacional de arbitragem pode desgastar ainda mais a CBF.

Atletiba

Uma coisa é protestar contra o trio de arbitragem, outra bem diferente é reconhecer que o futebol apresentado pela dupla Atletiba está longe do desejável.

O Coritiba venceu o Cruzeiro na estreia e poderia ter pelo menos empatado com o Santos não fosse o descuido defensivo na última jogada. Mas é grande a pressão sobre o técnico Gilson Kleina. Os torcedores não perdoam a perda do título estadual e a eliminação na Copa do Brasil. Levar de 5 a 0 do maior rival no placar agregado das finais calou fundo nos corações alviverdes. E até agora ninguém entendeu por que o Coxa jogou com o time misto em Caxias do Sul.

O São Paulo também vem em busca da reabilitação e a temperatura promete subir, hoje, no Alto da Glória.

O Atlético continua apresentando deficiência na meia-cancha para impor-se aos adversários. Sem Jadson e com Vinícius nem sempre em boas condições, Paulo Autuori terá de rever o setor. E com a maior brevidade, afinal o Campeonato Brasileiro exige categoria mais elevada de atuações.

O Botafogo, adversário desta quarta-feira, também ainda não venceu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]