Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

Enkontra.com
PUBLICIDADE

calendário

Com três troféus em disputa, Paranaense 2018 se inspira na fórmula do Carioca

  • Julio Filho
Hélio Cury, presidente da FPF> | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Hélio Cury, presidente da FPF> Jonathan Campos/Gazeta do Povo
 
0 COMENTE! [0]
TOPO

Com clima quente e acalorado debate ao longo de mais de duas horas, a Federação Paranaense de Futebol (FPF) definiu a fórmula do Campeonato Paranaense de 2018, na manhã desta terça-feira (17), em arbitral conduzido pelo presidente da FPF, Hélio Cury, no hotel Lancaster, no centro de Curitiba.

Não houve consenso. E mesmo após o anúncio da entidade, ainda havia clubes divergindo sobre a fórmula. A competição começa em 21 de janeiro e a tabela deve ser divulgada no próximo mês.

A disputa será similar à do Campeonato Carioca. Os 12 participantes serão divididos em dois grupos de seis. Em uma das taças, os integrantes do grupo A enfrentarão os do grupo B. Os dois melhores de cada chave farão uma semifinal e uma final, ambas em jogo único, para definir o campeão da primeira taça.

Na outra taça, os integrantes de cada grupo jogarão entre si. Ou seja, grupo A contra grupo A e grupo B contra grupo B. Novamente, os dois melhores de cada chave avançam para nova semifinal e final, ambas em jogo único, para definir a segunda taça.

Na sequência, os campeões de cada taça se enfrentaram em uma finalíssima, com jogos de ida e volta, para definir o campeão paranaense. Caso um mesmo clube vença as duas primeiras taças, será campeão direto, sem necessidade de final.

Votado pelos clubes, ficou estipulado o limite de 30 atletas inscritos por equipe, podendo substituir 5 atletas até o início da Taça II, ou segunda disputa.

Mais informações em breve

1) Divisão dos grupos

>> Grupo 1

Coritiba

Cianorte

Paraná

Cascavel

Foz

Maringá

>> Grupo 2

Atlético

Londrina

Prudentópolis

Rio Branco

Toledo

União (Francisco Beltrão)

Taça A: rodadas (grupo A x grupo B), classificando os dois primeiros de cada grupo e jogando semifinal o primeiro do A contra o segundo do B e vice-versa em jogo único na casa dos primeiros. Final na casa da melhor campanha na fase de grupos.

Taça B: rodadas (grupo A x grupo A e grupo B x grupo B), classificando os dois primeiros de cada grupo e jogando semifinal o primeiro do A contra o segundo do A e primeiro do B contra o segundo do B em jogo único na casa dos primeiros. Final na casa da melhor campanha na fase de grupos.

Super final em 2 jogos se os campeões de A e B não forem os mesmos. Com o mando pela campanha das fases de grupos.

o que você achou?

deixe sua opinião

PUBLICIDADE

mais lidas de Esportes

PUBLICIDADE