Assinaturas Classificados
Assinaturas

Publicidade
Pesquisa exclusiva

Maioria rubro-negra

16/10/2005 | 20:35 |

A Paran Pesquisas foi s ruas da capital para fazer o maior levantamento j realizado sobre quais so as maiores torcidas de Curitiba. Os atleticanos aparecem em primeiro lugar, seguidos por coxas-brancas e tricolores, pela ordem. Resultado das conquistas dos ltimos anos e do investimento em marketing.

Curitiba est mais vermelha e preta nos ltimos anos. Na eterna discusso de quem tem a maior torcida no futebol paranaense, o Atltico abriu uma vantagem considervel sobre o rival Coritiba. A constatao e o mais recente captulo desta disputa acirrada de bastidores o resultado de um amplo levantamento realizado pela Paran Pesquisas entre junho e setembro deste ano, a pedido da Gazeta do Povo. Nela, o Furaco aparece como lder de preferncia na capital.

  • Veja tambm

Apoiado no fortalecimento de sua imagem no cenrio nacional, o Furaco foi apontado como time do corao por 26,8% dos curitibanos. Os coxas-brancas formam a segunda maior torcida, com 19,6% de preferncia. J para o Paran torcem 10% dos curitibanos.

A proliferao em maior nmero dos fanticos rubro-negros se deve principalmente inaugurao da Arena, em 1999, ao ttulo brasileiro de 2001 e s trs presenas na Copa Libertadores (2000, 2002 e 2005, quando foi vice-campeo da Amrica). Mas no foram s os resultados dentro de campo que fizeram o Rubro-Negro consolidar a maior torcida da capital. O trabalho no fortalecimento da imagem do clube tambm tem influncia nesse processo.

Para o diretor de Marketing do Grupo Positivo, Andr Caldeira, um dos maiores especialistas locais no setor, o trabalho de marketing fundamental para transformar os ttulos e a boa fase em campo em reforo nas arquibancadas. No caso atleticano, o que ele v desde o fim dos anos 90. "Veja o cuidado com os uniformes, a modernidade do estdio, as parcerias, os projetos como escolinhas e formao integral (social, educacional das categorias de base) e a criao de um CT de ponta. Tudo isso ajuda a compor a imagem do clube perante o torcedor ou o torcedor potencial", explica.

Segundo ele, o Coritiba est fazendo a sua parte para destacar sua marca no mercado, porm, de maneira mais tmida. "Uma boa composio entre ttulos e marketing esportivo faz a diferena dentro deste contexto dos dois clubes", complementa.

A distncia do Coritiba para o maior rival surpreendentemente considervel, uma vez que a margem de erro da pesquisa de apenas 1,2%. Descarta-se assim o empate tcnico, comum em "enquetes" de preferncia futebolstica. Essa derrota, em um dos temas que mais geram discusso entre os fs da dupla Atletiba, certamente no ser bem recebida pelos alviverdes.

O secretrio do Conselho Executivo do Coritiba, Luiz Henrique Barbosa Jorge, o Espeto, admite no gostar muito de pesquisas. "O momento influencia muito. No temos de nos preocupar com torcedor de ocasio, mas sim com os que so fiis". A pesquisa, porm, foi realizada em vrias etapas, justamente para minimizar o carter momentneo. De junho a setembro, por exemplo, o Atltico comeou muito mal o Brasileiro e a Libertadores; depois melhorou nas duas competies. J o Coxa comeou bem o Nacional, e depois caiu de produo.

Sem entrar na briga com os dois adversrios mais antigos, o Paran se firmou na terceira posio. Depois de passar por sria crise financeira e tcnica, chegando a lutar contra o rebaixamento nos campeonatos Estadual e Nacional por vrias temporadas, o time vem tentando resgatar a desconfiada torcida, que apareceu em 10% das respostas.

Os "sem-time"

Um dos destaques do levantamento fica por conta do alto nmero de curitibanos que no torcem para nenhum time. As 26,5% de abstenes clubsticas representam cerca de 308 mil curitibanos nmero maior, portanto, que o de alviverdes e tricolores e empate tcnico com o de atleticanos.

Outro ponto curioso relativo escolaridade. Dos que no curtem o esporte, a maior faixa est entre quem tem somente o ensino fundamental. So 32,75%, contra 22,59% dos que passaram pela universidade.

Publicidade
Publicidade

Onde e quando quiser

Tenha a Gazeta do Povo a sua disposio com o Plano Completo de assinatura.

Nele, voc recebe o jornal em casa, tem acesso a todo contedo do site no computador, no smartphone e faz o download das edies da Gazeta no tablet. Tudo por apenas R$ 49,90 por ms no plano anual.

SAIBA MAIS

Passaporte para o digital

S o assinante Gazeta do Povo Digital tem acesso exclusivo ao contedo do site, sem nenhum custo adicional ou limite.

Navegue com seu celular ou baixe todas as edies no tablet - um novo jeito de ler jornal onde voc estiver.

CLIQUE E FAA PARTE DESSE NOVO MUNDO

publicidade