• Carregando...
Fifa deu mais deis meses de prazo para conclusão das obras no estádio de Salvador | Lunae Parracho/Reuters
Fifa deu mais deis meses de prazo para conclusão das obras no estádio de Salvador| Foto: Lunae Parracho/Reuters

A Fifa decidiu aumentar o prazo que havia dado para o Brasil chegar a uma definição sobre as sedes para a Copa das Confederações de 2013, dando mais uma chance para Recife e Salvador entrarem no torneio teste para a Copa do Mundo de 2014. Na segunda-feira (21), o Comitê Executivo da Fifa começou a sua semana de reuniões, em Budapeste. Segundo revelou à Agência Estado o presidente da Uefa, o francês Michel Platini, uma das decisões foi a de dar a Salvador o sorteio da Copa das Confederações, no final do ano.

Todas as decisões que a Fifa teria de tomar durante a semana foram já acertadas nesta segunda, em uma reunião de apenas quatro horas entre os cartolas da entidade. Nesta terça sequer haverá encontros formais e o Congresso da Fifa, com pompa e festa, não passará de um evento para selar decisões já tomadas de antemão sobre o que seria a principal reforma da Fifa em décadas.

Um dos membros da entidade que participou do encontro, nesta segunda, revelou que a decisão apresentada pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, foi o de suspender o prazo que havia estabelecido para que uma decisão fosse tomada até junho sobre a Copa das Confederações. A cúpula da entidade deu sinal verde para sua proposta e a oficializou. "A ideia é simples: hoje temos um calendário que prevê jogos com quatro, cinco ou seis sedes. Quando chegarmos em dezembro, olharemos onde estaremos com a preparação no Brasil e se tomará uma decisão", indicou um dos cartolas.

No final do ano passado, a Fifa apresentou o calendário dos torneios em 2013 e 2014. Mas deixou o suspense com relação à situação de Recife e Salvador, dando às duas cidades apenas até o mês que vem para que mostrassem que teriam condições. Agora, o prazo deve ser adiado em seis meses a pedido do COL e do governo, que se comprometeram em entregar as obras.

Para dar um sinal à Salvador, a Fifa ainda aceitou a ideia de realizar o sorteio da Copa das Confederações na capital da Bahia, como um voto de confiança. Entre os cartolas da Fifa, nem todos ficaram satisfeitos com a decisão de adiar mais uma vez a decisão, alertando que o calendário será conhecido apenas seis meses antes do evento, algo que nem na África do Sul foi realizado.

Uma das preocupações se refere à emissão dos ingressos. Mas o argumento da Fifa e do COL é de que a Copa das Confederações é um evento nacional e que não haverá torcedores de outros países viajando para o torneio.

Outro cartola ainda quer saber o que a intervenção do governo na preparação do Mundial representará de fato para o andamento das obras. Há duas semanas, o governo e a Fifa decidiram reduzir o poder dos cartolas brasileiros, assumindo o Mundial. "Tudo bem. Mas o que queremos saber é como essa nova composição está permitindo que resultados sejam obtidos", indicou o dirigente esportivo, que pediu para não ser identificado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]