• Carregando...
Cartazes e panfletos no protesto contra a Copa em frente à Prefeitura | Henry Milleo/Agência de Notícias Gazeta do Povo
Cartazes e panfletos no protesto contra a Copa em frente à Prefeitura| Foto: Henry Milleo/Agência de Notícias Gazeta do Povo
  • Enquanto a Fifa confirmava Curitiba na Copa, um grupo de dez pessoas foi protestar em frente à Prefeitura

Enquanto a Fifa anunciava a confirmação de Curitiba como uma das 12 sedes da Copa do Mundo no Brasil na tarde desta terça-feira (18), cerca de dez pessoas realizavam um protesto em frente à Prefeitura da cidade, no Centro Cívico, por volta das 16h20. Houve entrega de panfletos e a colagem de cartazes no local.

Segundo a manifestante Luana Xavier, que é uma das integrantes ligadas ao Comitê Popular da Copa em Curitiba, grupo responsável pelo protesto, um dossiê com irregularidades nos gastos das obras de mobilidade para a Copa, como as obras da rodoferroviária de Curitiba e o viaduto estaiado, e também para a Arena da Baixada será protocolado nos governos municipal e estadual. O grupo também indaga a desapropriação de áreas onde viviam cerca de mil pessoas para a construção da terceira pista do Aeroporto Afonso Pena.

Além disso, o grupo irá protocolar junto ao Ministério Público Estadual (MP-PR) uma denúncia questionando o uso do potencial construtivo para as obras do estádio. "Estão desvirtuando a venda de potencial construtivo", diz. O potencial construtivo é um mecanismo criado pelo Município que permite a arrecadação de dinheiro com empresas da construção civil em troca do investimento no patrimônio histórico da cidade ou em ações sociais. "É preciso ter uma contrapartida social e não está transparente qual será essa contrapartida com as obras da Arena", ressalta Luana.

O documento que será entregue ao MP-PR é fundamentado por um estudo do instituto Observatório das Metrópoles, conta a manifestante.

Para as 18h30, um outro protesto, desta vez organizado pelo grupo Não Vai Ter Copa – PR, está marcado para ocorrer na Boca Maldita, no Centro da cidade. Até as 16h15, 1.250 pessoas haviam confirmado presença no evento criado no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]