• Carregando...
 |
| Foto:

Lembra daquela Copa?

Acervo UH/Folhapress

Brasil 3x1 Tchecoslováquia

17/6 – Santiago – Chile 1962

O bi mundial canarinho completa 52 anos nesta data. Quem era piá de bosta na época hoje é senhor de idade, mas, certamente, ainda chora com a jornada gloriosa de Amarildo. O Brasil não tinha Pelé, machucado, e Garrincha estava gripado.

Coube ao botafoguense o protagonismo na finalíssima. Masopust já havia feito 1 a 0 quando Amarildo igualou, como se estivesse "montado num demônio", na crônica de Nelson Rodrigues.

A jogada do gol da virada, de Zito, também foi obra do apelidado "Possesso" pelo dramaturgo carioca. Vavá fechou e Mauro ofereceu aos céus a Jules Rimet.

Craque do dia: Thiago Silva

Lukazs Laskowski/Folhapress

É raro um zagueiro ser denominado craque. No caso de Thiago Silva, vale a distinção. O brasileiro virou titular do Milan assim que pôs os pés na Europa, em 2008. Negociado com o Paris Saint Germain quatro anos depois, já titular absoluto da seleção brasileira, foi capitão na conquista da Copa das Confederações. Dentre as qualidades do defensor, a liderança é talvez a mais marcante. Essencial para quem pretende levantar, outra vez, a taça no Maracanã. O carioca de chute potente também serve de inspiração para a nova ‘Família Scolari’. Ele superou quatro meses dentro de um hospital na Rússia, em 2005, com pneumonia. Com contato restrito com a família, quase desistiu da carreira. Mas se reergueu, despontou e hoje é exemplo de superação.

Gruda nele

Brendan McDermid / Reuters

Giovani dos Santos

Era a joia de La Masía, o famoso centro de treinamentos do Barcelona. O meia Giovani dos Santos, entretanto, não cumpriu as expectativas. Mesmo assim, é peça-chave..

Fuja da bola

Projeto Cine na Terça – Cinema

Dia de jogo da seleção, escape do "vamos todos juntos, pra frente Brasil" protegido no escurinho com Borboletas Negras, de Paula van der Oest.

Horário: 19 h.

Local: Cine Pensamento – SESC Paço da Liberdade.

Preço: gratuito.

Aqui é Copa

O segundo jogo da seleção traz má lembrança para cinco titulares. Thiago Silva, Marcelo, Neymar, Oscar e Hulk estavam em campo na final olímpica de 2012, contra o México. E Oribe Peralta, o carrasco, com dois gols, joga no Castelão. Mas é Copa do Mundo, amigo, e o Brasil venceu os três duelos contra os mexicanos no torneio, com 11 gols marcados e nenhum sofrido.

Que beleza, Fuleiro!

Com hino cantado à capela e tudo mais, Neymar comanda o baile contra os mexicanos, com um gol e uma assistência – para gol de Fred.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]