• Carregando...
Henrique Almeida é um dos jogadores que precisa melhorar de rendimento no Coritiba. | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
Henrique Almeida é um dos jogadores que precisa melhorar de rendimento no Coritiba.| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Contratado para o lugar de Pachequinho, o técnico Marcelo Oliveira terá trabalho para arrumar a casa no Coritiba. O novo treinador estará na Ilha do Urubu para assistir ao duelo contra o Flamengo, sábado (22), às 19h, pela 16.ª rodada do Brasileirão, mas quem comandará a equipe será o preparador físico Robson Gomes.

A mediocridade de Atlético e Coritiba e a mentira do "saber sofrer" no Brasil

Leia a matéria completa

Coritiba acertou em cheio na contratação de Marcelo Oliveira

Leia a matéria completa

TABELA: Veja a classificação da Série A 

Confira cinco desafios que Marcelo Oliveira terá que administrar no seu retorno ao Alto da Glória:

Relação elenco x diretoria

É o objetivo primordial no início de trabalho do técnico. Oliveira é experiente (62 anos), consagrado e conhece os bastidores do clube. Mas com apenas uma vitória em 10 partidas, os jogadores foram duramente cobrados pela diretoria após a demissão de Pachequinho. Henrique Almeida, Edinho, Matheus Galdezani, Anderson e Rodrigo Ramos foram até criticados publicamente pelo diretor Ernesto Pedroso.

Vestiário sem Kléber

Kléber é o principal líder do elenco, dentro e fora de campo. Em momento de dificuldade, é quem chama a responsabilidade. A suspensão imposta pelo STJD ao jogador abateu o grupo. Sem o Gladiador, Oliveira terá que achar outro atleta para exercer a função, além de recuperar o futebol de Henrique Almeida e fazer Alecsandro deslanchar com a camisa alviverde para suprir a falta de gols.

Esvaziar o DM e indicar reforços

No último mês, mais de 10 jogadores passaram pelo departamento médico do clube e oito atletas ainda estão machucados. Foi o suficiente para colocar em xeque a qualidade do elenco. Oliveira terá que administrar a sequência de jogos dos principais nomes para não provocar novas baixas.

Outra questão importante é a contratação de reforços, principalmente para o setor defensivo. Desde a venda de Juninho ao Palmeiras, o clube não trouxe nenhum zagueiro do mesmo nível. Cabe ao técnico a indicação de atletas que sejam viáveis financeiramente ao Coritiba.

Histórico de sofrimento

São cinco anos seguidos lutando contra o rebaixamento no Brasileirão. Os torcedores já estão cansados de sofrer no Nacional. O início avassalador nas primeiras cinco rodadas chegou a animar os coxas-brancas, mas a luta contra a degola pode virar realidade se Oliveira não conseguir fazer o Coxa reagir imediatamente.

Desgaste psicológico

As derrotas escancaram a fragilidade emocional do elenco e a falta de liderança técnica dentro de campo. No revés para o Fluminense, Rildo e Anderson reclamaram da defesa. Já na goleada sofrida para a Ponte Preta, foi a vez do goleiro Wilson cobrar duramente os companheiros. A missão de Oliveira é recuperar a autoestima dos jogadores.

Ficha técnica

Flamengo: Thiago; Pará, Juan, Rafael Vaz e Trauco; Rômulo, Arão, Mancuello, Geovânio e Éverton Ribeiro; Guerrero. Técnico: Zé Ricardo.

Coritiba: Wilson; Dodô (Léo), Luizão, Márcio e William Matheus; Jonas, Alan Santos e Matheus Galdezani; Rildo, Neto Berola (Alecsandro) e Henrique Almeida. Técnico: Robson Gomes.

Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC).

Auxiliares: Kléber Lúcio Gil (SC/FIFA) e Neuza Inês Back (SC/FIFA).

Transmissão: Premiere.

Fique de olho

Wilson

O goleiro é o único que está sendo poupado pela torcida. Contra o Flamengo, o camisa 84 deverá ser bombardeado pelo poderoso ataque liderado por Paolo Guerrero. Wilson será fundamental para o Coxa não voltar do Rio de Janeiro sem pontos somados na classificação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]