• Carregando...
Bola na rede: com apenas três gols marcados no Campeonato Estadual, Coxa tem o pior ataque entre os 15 participantes | Daniel Derevecki/Gazeta do Povo
Bola na rede: com apenas três gols marcados no Campeonato Estadual, Coxa tem o pior ataque entre os 15 participantes| Foto: Daniel Derevecki/Gazeta do Povo

Cria do Trieste conquista os torcedores do Rio Branco

Quando Max, 23 anos, chegou ao Rio Branco, não passava de uma incógnita a ser decifrada no decorrer do Paranaense 2009. Veio do Trieste, time amador de Curitiba. No ex-clube, passou por um período em que dividia suas atividades diárias entre treinos, estudos e o trabalho como serralheiro. Pensava que não havia futuro no futebol profissional. Errou.

Leia a matéria completa

Imagine você na arquibancada do Couto Pereira. Já se vão 6 horas e 10 minutos e nada de o Coritiba fazer um gol. Para piorar, o jogo já está 3 a 0 para os adversários. A partida ainda continua hoje, às 18h30, contra o Rio Branco.

Não resta dúvida de que se trata de uma situação utópica. Mas também é fato que a última vez que o Alviverde fez um gol para a torcida ver foi no dia 22/11/08. Depois disso, perdeu por 2 a 0 para o Vasco, na despedida do Couto em 2008. Abrindo o Centenário, derrota por 1 a 0 para o Fluminense, um amistoso, e dois empates sem gols contra Iraty e Atlético, já pelo Estadual. Ivo Wortmann pegou a marca pela metade, mas a seca de quatro jogos só demonstra que a equipe ainda continua à sombra de Keirrison. Quer ver?

O jogo foi contra o Santos, na goleada por 5 a 1 pelo Brasileiro. Na ocasião, o K9 barbarizou: marcou quatro gols e se tornou o maior artilheiro do clube em uma temporada. Ao marcar o último gol daquele jogo, aos 35 minutos, chegou a marca de 40 no ano – ainda fez mais um fora de casa, contra Sport, na derrota por 4 a 3. Para encerrar, a vitória contra o Peixe garantiu o clube na Copa Sul-Americana.

"Não descarto essa possibilidade, pois substituir o Keirrison é uma responsabilidade grande e eles podem estar sentindo. Mas estamos fazendo um trabalho de virar a página, dando confiança a quem entra", afirma Ivo Wortmann.

Para quem é supersticioso, ainda há um agravante no mau desempenho ofensivo: desde a saída do jogador, a camisa número 9 alviverde não entra em campo. Já apareceram lá na frente a 37 de Ariel, a 25 de Hugo, a 18 de Roger e até a 20 do baixinho Marcos Aurélio. Tudo na tentativa desesperada de Ivo em fazer com que o setor ofensivo funcione. Mas, até aqui, nada: o Coxa tem o pior ataque da competição, com apenas 3 gols marcados.

Tão ruim, só o lanterna Paranavaí, que balançou a rede adversária na mesma quantidade, e ainda contribuiu com o Alviverde ao sofrer um gol da equipe da capital. Na verdade, o melhor time na tabela a ser vazado pelo Coxa é o Foz, o décimo colocado. Já o Iguaçu, o outro "felizardo", é o vice-lanterna do Estadual – posicionamentos de antes do início da rodada.

"Olha, eu não sabia desse jejum no Couto Pereira. Mas é bom, pois vou usar na preleção. Vai ser o nosso desafio contra o Rio Branco", diz Ivo.

O técnico pede reforços com razão. A torcida pede reforços com razão. E a diretoria afirma que "está de olho no mercado". Assim, a expectativa é que hoje a equipe desencante, para chegar com moral contra o Holanda, em Manaus, na primeira partida pela Copa do Brasil, quarta-feira. Lá, Ivo quer que o Coxa vença por dois gols de diferença para evitar o segundo jogo.

Para acreditar nisso, dependerá do time de hoje, praticamente o mesmo que mostrou bom futebol no segundo tempo contra o Paranavaí, na vitória por 1 a 0. Apenas com Pereira no lugar de Felipe e Vicente no de Guaru, ambos suspensos. Ainda há a possibilidade de Renatinho tomar a vaga de Marlos.

Na TV

Coritiba x Rio Branco, às 18h30, no Premiere.

* * * * * *

Em Curitiba

Coritiba

Vanderlei; Rodrigo Mancha, Pereira e Cleiton; Pedro Ken, Douglas Silva, Leandro Donizete, Renatinho e Vicente; Marcos Aurélio e Hugo

Técnico: Ivo Wortmann

Rio Branco

Tiago; Marquinhos, Júnior, Éverton e Digão; Edimar, Alisson, Max e Orlei; Ratinho e Wellington

Técnico: Jonas Silva

Estádio: Couto Pereira. Horário: 18h30. Árbitro: Edivaldo Elias da Silva. Auxs.: Marcos Rogério da Silva e Jean Paul Hessel Kuester

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]