• Carregando...
Alex comemora com os companheiros o gol da vitória sobre o Atlético que valeu a liderança. | André Rodrigues/Gazeta do Povo
Alex comemora com os companheiros o gol da vitória sobre o Atlético que valeu a liderança.| Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo

O clássico Atletiba do próximo sábado (3), às 16 horas, no Couto Pereira, pela 4.ª rodada do Campeonato Brasileiro, pode marcar o retorno do Coritiba à primeira posição da competição após longo período afastado do topo da tabela — mais de mil dias.

Como Atlético e Coritiba, CBF deixa Globo e assume transmissão da seleção na TV

Leia a matéria completa

A última vez que o Coxa liderou o Brasileirão foi na 7.ª rodada da edição de 2013. Coincidentemente, o feito veio após vitória por 1 a 0 sobre o próprio Furacão, no Couto Pereira, dia 14 de julho daquele ano. A equipe coxa-branca então fechou a rodada com 15 pontos e 71.4% de aproveitamento. Foi a melhor largada do clube na Série A, desde 2003, ano em que teve início o modelo de pontos corridos.

Agora, quase quatro anos depois, o time comandado por Pachequinho chega ao próximo Atletiba na quarta posição, com seis pontos em três partidas. O líder Corinthians tem sete pontos, assim como o vice-líder Cruzeiro. O terceiro posicionado é o Grêmio, com os mesmos seis pontos do Coritiba. Ou seja, além de vencer, o Coxa precisa torcer contra os rivais acima para chegar à primeira posição.

Hashtag “Coxa líder”

Sob o comando de Marquinhos Santos, o início de campanha do Coritiba no Campeonato Brasileiro de 2013 empolgou a torcida. O time alcançou a liderança pela primeira vez ainda na quarta rodada, mantendo-a até a rodada seguinte. Foi então que o Brasileirão teve uma pausa de mais de um mês para a disputa da Copa das Confederações daquele ano.

Ou seja, o então líder Coxa desfrutou do topo da tabela por mais de um mês, enquanto a disputa estava paralisada, impulsionando a hashtag “Coxa líder” nas redes sociais. O time perdeu a liderança já no retorno da competição, mas voltou a recuperá-la na 7.ª rodada — pela última vez.

Apesar do bom início, o Coritiba terminou aquela edição da disputa apenas na 11.ª posição, enquanto o rival Atlético chegou em terceiro, selando vaga para a Libertadores do ano seguinte. A inversão de papeis fez com que a hashtag “Coxa líder” virasse motivo de piadas e ironias por parte da torcida atleticana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]