• Carregando...
Wilson teve atuação histórica contra o Sport. | MARLON COSTA/ESTADÃO CONTEÚDO
Wilson teve atuação histórica contra o Sport.| Foto: MARLON COSTA/ESTADÃO CONTEÚDO

O goleiro Wilson reforçou o status de ídolo do Coritiba na atuação histórica diante do Sport , no último domingo (29). Ele defendeu dois pênaltis e foi o grande personagem da vitória de virada por 4 a 3 na Ilha do Retiro. No Alto da Glória há pouco mais de dois anos, o experiente jogador de 33 anos precisou desbancar a concorrência de goleiros renomados para ser contratado pelo Alviverde.

Na metade de 2015, o Coxa estava no mercado atrás de um goleiro. Além de Wilson, outras duas opções estavam na pauta do clube. O primeiro era Dida, pentacampeão do mundo e que estava em reta final de carreira, no banco do Internacional. O outro nome era Cássio, goleiro que atuou no Vasco e que joga até hoje no Rio Ave, de Portugal.

Na época, Wilson era reserva de Fernando Miguel no Vitória, mas ganhou a preferência. Pesou a opinião do ex-técnico coxa-branca, Ney Franco.

“Nós tínhamos a opção do Dida e do Cássio. Mas o Ney Franco [técnico da época] fez questão de trazer o Wilson, com quem já tinha trabalhado. Ele garantiu que era um profissional de altíssima qualidade e que deixou um corredor de elogios no Figueirense e Vitória. E o Wilson provou isso. Além do profissional, ele é uma pessoa extraordinária”, elogia o diretor institucional do Coritiba, Ernesto Pedroso.

LEIA TAMBÉM: Bacellar explica polêmicas do Coritiba, admite erros, mas exalta legado

Com contrato até o final de 2020 e direitos 100% ligados ao Coxa, Wilson é o goleiro com mais defesas difíceis no Brasileirão 2017, segundo o site especializado Footstats. Foram 52 intervenções em que ele evitou que o adversário balançasse a rede coxa-branca em 31 jogos. As atuações de gala também já renderam pedidos de convocação para a seleção brasileira para o atleta, como fez o técnico Marcelo Oliveira.

O camisa 84 – número que homenageia seu ano de nascimento – já defendeu o Coxa em 133 jogos e até marcou um gol. Na primeira fase do Estadual 2016, o goleiro empatou o jogo contra o Rio Branco, de cabeça nos acréscimos.

Wilson celebra o gol marcado contra o Rio Branco no Paranaense de 2016.Hugo Harada/Gazeta do Povo

Também no ano passado, Wilson foi o herói da classificação alviverde nas oitavas de final da Sul-Americana contra o Belgrano. Na Argentina, o goleiro defendeu duas cobranças na decisão por pênaltis e ainda converteu uma. A credibilidade dele no clube é tamanha que ele foi escolhido recentemente cobrador oficial de penalidades, mas ainda não teve nenhuma cobrança para executar.

Carência de goleiros

Quando Wilson chegou ao Coxa, em 2015, a posição de goleiro assombrava o Coritiba. Depois da saída de Vanderlei para o Santos, o clube teve dificuldades de encontrar um camisa 1 que conquistasse a torcida e passasse segurança.

LEIA TAMBÉM: Ofuscado por Wilson, atacante da base festeja primeiro gol no Coritiba

Vaná era tido como o substituto dentro do clube. Criado na base, foi preparado para assumir a função em 2015 e ganhou até o apelido de ‘VaNeuer’, em alusão à Neuer, goleiro campeão mundial da seleção alemã que é especialista em jogar também com a bola nos pés.

Mas Vaná fez apenas 16 jogos, falhou na decisão do Paranaense perdida para Operário e caiu no desgosto dos torcedores. Hoje ele está no Porto, de Portugal, sendo o substituto imediato do espanhol Iker Casillas.

A solução improvisada pelo clube foi a contratação de Bruno Brígido, ainda em 2015, que tinha feito duas temporadas regulares no Criciúma. Mas o goleiro também não se firmou. Ele ainda segue no Alviverde e alterna posição com Rafael Martins no banco de reservas.

Em pouco mais de dois anos, Wilson virou ídolo da torcida do Coritiba.Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]