• Carregando...

A mãe de Daniel Vieira nem desconfiava quando o filho dizia todos os dias que após a escola ia tomar sorvete na tradicional sorveteria do Gaúcho acompanhado pela avó. Mas não é que dona Catarina era cúmplice do sonho do neto em andar de skate, esporte proibido pelos pais?

Ela incentivava o menino de 11 anos a se divertir na pista. Como não tinha dinheiro para comprar equipamento, emprestava o skate dos mais velhos. O experiente Ronaldo Miranda percebeu o talento e resolveu apostar nele. No primeiro campeonato, Danielzinho do Gaúcho, como era conhecido, terminou em sexto lugar e ganhou uma medalha.

Foi a senha para contar a verdade aos pais. Recebeu apoio, passou a competir e a acumular bons resultados. Fã de Ferrugem, o maior colecionador de título de street skate do país, Daniel Vieira conseguiu superar, em 1999, o então imbatível conterrâneo dono de cinco títulos brasileiros.

"Foi o máximo porque eu queria ser o Ferrugem. Usava as mesmas roupas, tentava ter o mesmo tipo de cabelo", conta. O ídolo, que também começou suas dropadas na Pista do Gaúcho, tem hoje oito títulos brasileiros, dois mundiais e Vieira como amigo.

Danielzinho só cresceu. Conquistou patrocínios tão robustos que a mãe desconfiou.

"Ganhava muito e ainda recebia uma cota de roupas do patrocinador. Chegava em casa sempre com algo novo. Ela achava que eu só podia estar mexendo com droga", diverte-se. As manobras garantiram cada vez mais apoio e um período nos Estados Unidos.

O auge aconteceu em 2006, quando tornou-se o primeiro brasileiro a conquistar a Copa do Mundo de skate, na Alemanha, título com status de campeão mundial.

Franzino, simpático, aos 26 anos ainda parece um garoto. O mesmo menino humilde que chegou a andar com dois pés direitos do popular tênis "chineizinho", pois não tinha dinheiro para comprar um par novo. Hoje assina três coleções de calçados para skate.

Vieira ganhará uma estátua junto com a imagem de Ferrugem ao lado da Pista do Gaúcho, que em agosto passará por uma intensa restauração com troca do piso, pintura, iluminação e instalação de câmeras de segurança. (ALM)

Veja também
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]