• Carregando...
Platini otimista: “Sim, acho que Blatter pode ser vencido. Antes de tudo que ocorreu ontem, não, mas depois disso, sim. É demais! É demais! “ | RUBEN SPRICH/REUTERS
Platini otimista: “Sim, acho que Blatter pode ser vencido. Antes de tudo que ocorreu ontem, não, mas depois disso, sim. É demais! É demais! “| Foto: RUBEN SPRICH/REUTERS

O presidente da Uefa, Michel Platini, afirmou nesta quinta-feira que acredita na possibilidade de o suíço Joseph Blatter perder a eleição para presidente da Fifa, em que tenta emplacar o quinto mandato consecutivo.

“Sim, acho que Blatter pode ser vencido. Antes de tudo que ocorreu ontem, não, mas depois disso, sim. É demais! É demais! Estou consternado, farto e com nojo de tudo que está acontecendo”, desabafou Platini em entrevista coletiva em um hotel de Zurique, citando as investigações conduzidas pelo FBI e as autoridades suíças.

O ex-jogador francês pediu também a renúncia de Blatter como uma forma de limpar a “péssima imagem” da Fifa após a divulgação do escândalo. Oito dirigentes e ex-dirigentes da Fifa foram presos ontem, entre eles o ex-presidente da CBF José Maria Marin.

Veja quem são os cartolas presos e como funcionou a operação de combate à corrupção no futebol

Pouco confiante na saída voluntária do atual mandatário da Fifa, Platini pediu que os delegados europeus no pleito votem no príncipe jordaniano Ali bin al Hussein, único adversário de Blatter. O candidato contaria com 45 ou 46 dos 53 votos da Uefa.

Alguns países, no entanto, devem contrariar a orientação do dirigente francês. A Rússia, sede da Copa do Mundo de 2018, reafirmou o apoio a Blatter , através do presidente de sua federação de futebol, Nikolai Tolstykh.

Em reunião realizada na manhã dessa quinta-feira entre os presidentes das seis confederações continental da Fifa, Platini pediu abertamente a renúncia de Blatter, algo publicamente descartado pelo dirigente.

“Pedi a Blatter que vá embora. Não podemos continuar assim. E ele respondeu que não pode deixar a Fifa agora, já que a eleição é amanhã”, afirmou o presidente da Uefa, revelando que nenhum outro dirigente presente no encontro apoiou o pedido de renúncia.

Platini definiu Blatter como “muito perturbado, mas pronto para combater para ganhar”. Por isso, o dirigente francês resolveu trabalhar até a eleição para convencer também os delegados de outras confederações a votarem no príncipe jordaniano.

O presidente da Uefa argumentou que a imagem ruim da Fifa irá piorar caso Blatter seja reeleito e disse que não sabe como ele poderá seguir no comando do futebol mundial.

“Que respeito a Fifa vai ter se é dirigida por pessoas que não são respeitáveis?”, questionou.

Perguntado sobre a reação da Uefa caso Blatter vença a eleição e a possibilidade de as seleções europeias boicotarem a Copa do Mundo de 2018, Platini disse que a decisão cabe às federações nacionais, mas alertou que não deseja esse tipo de situação. De qualquer forma, afirmou que a decisão será tomada em Berlim, à margem da decisão da Liga dos Campeões.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]