• Carregando...
 | Reprodução /Instagram
| Foto: Reprodução /Instagram

Ex-Paraná e Atlético, Ilan tornou-se ídolo no futebol francês pelo Saint-Éttiene, clube que defendeu entre 2006 e 2010. Com grande conhecimento da Ligue 1, a Primeira Divisão da França, o ex-atacante prevê dificuldades para Neymar no campeonato. O curitibano também traça um raio-X da nova liga “queridinha” dos brasileiros, justamente por causa da chegada do camisa 10 da seleção.

VEJA todos os brasileiros que vão disputar o Campeonato Francês neste temporada

Aposentado desde 2015, Ilan – revelado pelo Paraná e campeão brasileiro pelo Atlético em 2001 – admite que o fato de atuar no rico e estrelado Paris Saint-Germain facilitará a adaptação do brasileiro, mas isso não indica vida fácil para Neymar na França.

“Ele está no melhor clube para desenvolver o que sabe e isso vai facilitar. Mas tem jogos que vão ser complicados, contra equipes pequenas. Terão que martelar o jogo inteiro para vencer por 1 a 0”, analisa o ex-jogador, que atualmente trabalha indicando atletas do Brasil para clubes da França.

“Não será tão fácil para o Neymar. O próprio [atacante sueco ex-PSG] Ibrahimovic demorou para fazer tantos gols por temporada, teve que se adaptar, foi expulso algumas vezes”, prossegue.

Ilan em ação pelo Saint-Étienne. Foram cinco temporadas no clube.DAMIEN MEYER/AFP

Além do Saint-Étienne, Ilan defendeu o Sochaux, Ajaccio, Bastia e Grenovle, na França; Atlético, Paraná, São Paulo e Internacional, no Brasil; e o West Ham, da Inglaterra.

Ele também comenta a disputa entre Otávio e Hernani, ex-volantes do Atlético, por espaço em Bordeaux e Saint-Étienne, respectivamente.

Confira o raio-X da League 1 por Ilan

Nível do campeonato

“É um campeonato mais forte do que o Brasileiro, por exemplo. Para mim, é um dos mais difíceis para jogar, porque tem uma cultura tática defensiva muito grande. E como a França tem muitas ex-colônias na África, isso dificulta, porque os jogadores africanos são muito mais fortes fisicamente”.

“Jogos chatos”

“É um campeonato que muitas vezes tem jogos chatos, com o foco muito forte nas linhas defensivas e muita bolas ‘quebradas’. Pela consistência defensiva das equipes, alguns jogos acabam passando essa impressão”.

Otávio x Hernani

“Nesta posição, o Hernani leva um pouco mais de vantagem sobre o Otávio. Ele sai mais com a bola e tem mais qualidade técnica para isso, é mais ofensivo. Mas tem clubes que buscam jogadores como o Otávio, carregador de piano, que caça e joga lateralmente. O desafio de ambos é se adaptar ao jogo rápido, à linha dos zagueiros, jogo de dois toques, etc”.

Lado financeiro

“O imposto aqui na França é de 50%, fica difícil competir com a Inglaterra, por mais que lá os impostos sejam quase iguais, os clubes ingleses pagam mais. Aqui na França não existe [perdão de dívida]. Joguei pelo Bastia, um time pequeno. No ano passado, caíram para a Segunda Divisão e ficaram devendo. Hoje estão na Quinta Divisão. Aqui, quem tem dívida, cai”.

Os brasileiros na Ligue One 2017/18

PSG: zagueiros Marquinhos e Thiago Silva; lateral Daniel Alves; atacantes Lucas Moura e Neymar.

Bordeaux: volante Otávio (ex-Atlético) e atacantes Malcom (ex-Corinthians) e Jonathan Cafu (ex-Ponte Preta e São Paulo).

Mônaco: zagueiro Jemerson (ex-Atlético-MG); lateral-esquerdo Jorge (ex-Flamengo), volante Fabinho (ex-Fluminense) e meia Boschilia (ex-São Paulo).

Saint-Éttiene: zagueiro Gabriel Silva (ex-Palmeiras) e volante Hernani (ex-Atlético).

Olympique de Marselha: zagueiro Dória (ex-Botafogo e São Paulo) e volante Luiz Gustavo (ex-Bayern de Munique).

Troyes: zagueiro Gabriel (ex-Avaí)

Montpellier: zagueiro Hilton (ex-Paraná).

Nice: zagueiro Dante (ex-Bayern de Munique).

Lille: lateral-esquerdo Caju (ex-Santos); volantes Thiago Maia (ex-Santos) e Thiago Mendes (ex-Goiás e São Paulo) e atacante Luiz Araújo (ex-São Paulo).

Nantes: zagueiro Diego (ex-América de Rio Preto); lateral-esquerdo Lima (ex-Inter e Paraná) e volante Andrei Girotto (ex-Chapecoense).

Toulouse: atacante Somália (ex-Paraná).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]