• Carregando...
 | André Rodrigues/ Gazeta do Povo
| Foto: André Rodrigues/ Gazeta do Povo

CPI

A partir das 18 horas, o presidente do Tribunal de Contas Estado do Paraná (TC-PR), Fernando Guimarães, será questionado na CPI da Copa na Assembleia Legislativa. O assunto principal deve ser os atrasos das obras em Curitiba. Tanto para Luiz de Carvalho quanto Mario Celso Cunha, a CPI não é um problema diante da presença do secretário da Fifa, pois "mostra transparência".

Para o governo estadual, uma cortesia. Para o municipal, uma inspeção técnica. É dessa forma contraditória que está sendo encarada a primeira visita do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, às obras da Arena da Baixada.

Em comum nos dois discursos, o otimismo de que tudo será visto com "bons olhos" pela organizadora da Copa do Mundo de 2014 e a intenção de mostrar o máximo possível do que está se fazendo além do estádio – mesmo com o atraso (apontado pelo Tribunal de Contas do Estado) dos 12 projetos de mobilidade urbana tratados como legado do evento.

Famoso após ter afirmado em março que o Brasil merecia "um chute no traseiro" para acelerar as obras do Mundial, Valcke chegará hoje, às 10 horas, ao Aeroporto Afonso Pena, junto a uma comitiva que terá ainda o Ministro do Esporte, Aldo Rabelo, além dos ex-jogadores Ronaldo e Bebeto, membros do Comitê Organizador Local (COL).

O cartola suíço será recepcionado pelo prefeito Luciano Ducci, que aproveitará o trajeto até a Arena, no hibribus (ônibus com motor elétrico e a diesel), para apresentar o que Curitiba está fazendo para o evento.

Após visitar o estádio, a comitiva irá para um hotel onde o Atlético e o governo do estado, este representado pelo secretário da Copa Mario Celso Cunha, mostrarão o que estão fazendo pelo Mundial, em uma apresentação de dez minutos de cada parte.

Mas o que a Fifa realmente quer saber, segundo o secretário municipal Luiz de Carvalho, é sobre os trabalhos na Baixada.

"Eles querem saber sobre prazos, cronograma do estádio e se o projeto Fifa está sendo respeitado. A equipe de arquitetos e engenheiros deles vai apontar possíveis erros e acertos, mas como tudo que vem sendo executado foi pré-aprovado pelo Comitê da Copa, a tendência é que não tenham erros", argumenta.

Já segundo Mario Celso Cunha, uma reunião com a assessoria de Valcke ontem mostrou que a visita será apenas de cortesia, para conhecer a sede Curitiba. "Foi feito um mirante na Arena para que ele possa apreciar os dois lados da obra", conta, confiante que só escutará elogios.

O otimismo não é por acaso. Segundo relatório do Ministério do Esporte, das seis sedes que estão no Mundial e não na Copa das Confederações, o estádio do Atlético só está atrás do de São Paulo no andamento das obras. A previsão é que a Arena fique pronta em agosto, mas a exigência da Fifa é que todos os locais dos jogos fiquem em ordem até dezembro de 2013.

Mesmo assim, na sexta-feira passada o Ministério do Trabalho autorizou que as obras no Joaquim Américo ocorram também aos domingos e feriados.

Após a reunião no hotel, a entrevista coletiva, e o almoço com o prefeito, Valcke será recebido pelo governador Beto Richa, que não acompanhará a comitiva por problema na agenda. A previsão é que o dirigente deixe a capital paranaense às 15 horas – com a certeza de que há uma unidade política em prol do projeto curitibano.

A fifa verá...

A Arena da Baixada receberá quatro jogos da Copa, com investimento (sem tributos) de R$ 184,6 milhões, sendo R$ 131,1 milhões via financiamento federal. O complexo esportivo vem sendo projetado para ser um espaço destinado a múltiplos eventos.

1) As obras:

2) Os prazos:

3) Os recursos:

4) As polêmicas:

5) As comparações: excluindo os estádios da Copa das Confederações-- Mineirão (93%), Fortaleza (92,83%), Brasília (81%), Salvador (80%), Rio de Janeiro (75%) e Recife (70,5%) --, a Arena da Baixada (52,39%) só está atrás de São Paulo na evolução das obras (55%). A Arena Dunas (38,57%), de Natal, é a mais atrasada. Cuiabá (50,3%), Manaus (45%) e Porto Alegre (44,9%) completam a lista.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]