• Carregando...
Felipe Massa pilota sua Ferrari no Circuito da Catalunha durante os testes | Alberto Estevez/Reuters
Felipe Massa pilota sua Ferrari no Circuito da Catalunha durante os testes| Foto: Alberto Estevez/Reuters

Decepção

Razia foi piloto da Marussia por 23 dias

Por extamente 23 dias, o baiano Luiz Razia foi o segundo piloto brasileiro na pré-temporada do Mundial 2013. Chegou a pilotar a Marussia nos primeiros testes, entre 5 e 8 de fevereiro, em Jerez de la Frontera, na Espanha. Mas a vaga nas pequenas equipes é comprada e, como seus patrocinadores não honraram o contrato, acabou substituído pelo francês Jules Bianchi. As empresas parceiras seriam a Filabé – do ramo de cosméticos – e a Cyber1 – de informática – cujas marcas chegaram a ser inseridas por computação gráfica no macacão do piloto em uma foto divulgada pela equipe. Apesar da decepção, ele não desistiu do sonho da Fórmula 1. Em 2013, busca uma vaga como piloto de testes – estaria em negociação com a Force India. Enquanto isso, pretende começar os contatos para ter uma vaga no grid na próxima temporada.

Após começar 2012 com dificuldades e ver chegar a ser cogitada sua saída da Ferrari, Felipe Massa se acertou com o carro na segunda metade da temporada e conquistou o direito de permanecer mais um ano – o oitavo na tradicional escuderia. Satisfeito com a evolução do novo modelo (F138), espera o início da disputa para saber em que nível está a concorrência e se terá chances de brigar por vitórias e o título.

"O carro demonstrou ser mais estável, com bom potencial e parece melhor desenhado e pensado do que o modelo anterior em todas as áreas. Mas não dá para dizer onde estamos em relação às outras equipes porque já vimos várias temporadas em que elas não apareceram tanto nos testes, e foram bem quando o campeonato começou. E outras que impressionaram nos testes e depois não confirmaram", diz o único brasileiro no grid, esperando o momento de ir para a pista em Melbourne na sexta-feira.

Para o jornalista Flávio Gomes, mesmo com a confiança e a habilidade do piloto, a superioridade de adversários como Lewis Hamilton, Sebastian Vettel e de seu colega de equipe, o espanhol Fernando Alonso, não credencia Massa à posição de favorito. "Se ele começar do jeito que terminou, tem chances de vencer umas corridas e ir bem na competição. Mas posso garantir que do mesmo jeito que o Vettel sempre fica na frente do [Mark] Webber [na Red Bull], o Alonso sempre vai ficar na frente do Massa".

Já o piloto paranaense Enrique Bernoldi, que esteve no grid da F1 em 2002 com Massa, acredita que o histórico na competição e na equipe italiana dá plenas condições ao brasileiro de brigar pelo título. "A postura constante dele no final da última temporada é um bom ponto de partida. E agora chegou a hora de voltar a vencer. Principalmente por estar a tanto tempo na Ferrari, tem condições de brigar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]