• Carregando...
 | Marcelo Del Pozo/Reuters
| Foto: Marcelo Del Pozo/Reuters

Dança das cadeiras

No final de 2012, a Mercedes anunciou a saída do heptacampeão Michael Schumacher e a contratação de Lewis Hamilton (foto), formado na McLaren, equipe pela qual disputou seus seis Mundiais e conquistou o título de 2008. Para substituí-lo, a escuderia inglesa buscou na Sauber o mexicano Sergio Pérez. A equipe suíça, por sua vez, trouxe um compatriota de Pérez, o novato Esteban Gutiérrez. A Force India promoveu o retorno do alemão Adrian Sutil, que ficou fora do grid no ano passado.

Roman Rios/EFE

Testes 1

O brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, fez o melhor tempo dos quatro primeiros dias de testes do ano, entre 5 e 8 de fevereiro, em Jerez de La Frontera, na Espanha: 1min17s879. O finlandês Kimi Raikkonen (foto), da Lotus, e o francês Jules Bianchi, com uma Force India – depois assinaria contrato com a Marussia – fecharam o top 3. Quem mais andou foi o novato mexicano Esteban Gutiérrez, da Sauber. Foram 252 voltas, totalizando 1.115 quilômetros.

Testes 2

O mexicano Sergio Pérez, que trocou a Sauber pela McLaren para 2013, fez o melhor tempo (1min21s848) dos quatro dias de testes em Barcelona entre 19 e 22 de fevereiro. O espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, e o alemão Nico Hulkenberg, da Sauber, completaram o top 3. O terceiro dia foi usado pela maioria dos pilotos para simulações de corrida e o quarto, com muita chuva, para experimentar configurações de pista molhada.

Polêmica

Entre a segunda e a terceira sessão de testes, a Williams decidiu abandonar a ideia de escapamento com duas pequenas lâminas na parte de cima do túnel Coanda, localizado na saída do escape e que direciona os gases para a parte traseira do carro. O sistema foi considerado irregular pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), o que obrigou a mudança de planos para evitar desclassificação na primeira corrida da temporada, o GP da Austrália. A Caterham, que havia colocado uma lâmina no meio do túnel Coanda, também teve de reformular seu escapamento para evitar punições.

Marcelo Del Pozo/Reuters

Testes 3

As sessões em Barcelona entre 28 de fevereiro e 3 de março fecharam a pré-temporada. No último dia, o alemão Nico Rosberg (foto) fez o melhor tempo, 1min20s130, e mostrou que a Mercedes chegará forte para o início do campeonato. O único a chegar perto dele foi o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, com 1min20s494. O dia anterior também havia sido dominado pela Mercedes, mas com Lewis Hamilton ao volante e o tempo de 1min20s558. Após os carros serem recolhidos no Circuito da Catalunha, só serão liberados para voltar a pista para o primeiro dia de treinos livres para o GP da Austrália, amanhã, em Melbourne.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]