• Carregando...
Vettel cravou 1min24s939 no  primeiro treino em Barcelona. | JOSE JORDAN/AFP
Vettel cravou 1min24s939 no primeiro treino em Barcelona.| Foto: JOSE JORDAN/AFP

Em um bom sinal inicial para a Ferrari em sua tentativa de desafiar o domínio da Mercedes na Fórmula 1, Sebastian Vettel foi mais rápido do que o atual bicampeão Lewis Hamilton no primeiro dia de testes coletivos da pré-temporada da Fórmula 1 e terminou a segunda-feira na liderança no circuito de Barcelona.

Vettel fez o tempo mais rápido do dia, com a marca de 1min24s939. Já Hamilton foi quase meio segundo mais lento, com 1min25s409. O alemão e o inglês foram seguidos pelo australiano Daniel Ricciardo, da Red Bull, com 1min26s044, e pelo finlandês Valtteri Bottas, da Williams, com 1min26s091.

Red Bull apresenta novo carro em busca de volta por cima na Fórmula 1

Leia a matéria completa

Embora os tempos de testes muitas vezes possam ser enganadores, especialmente em uma sessão tão inicial, este foi claramente um começo positivo para Vettel, que foi o terceiro colocado no Mundial de Pilotos no ano passado, sendo o único piloto fora da Mercedes a vencer uma prova.

Hamilton foi de longe o piloto que teve o dia mais movimentado em Barcelona, tendo completado 156 voltas, mais do que o dobro do que Vettel, que completou 69. Isso significa que ele completou mais do que uma corrida no Circuito da Catalunha - no ano passado, o GP da Espanha teve 66 voltas.

Assim, considerando apenas as voltas lançadas, Hamilton percorreu 726,18 quilômetros nesta segunda-feira em Barcelona. No ano passado, também no primeiro dia de testes, o alemão Nico Rosberg percorreu 695,196 quilômetros no circuito de Jerez de la Frontera, também na Espanha, com o carro da Mercedes.

Bottas chegou a ser o terceiro mais rápido na sessão da manhã, mas foi ultrapassado por Ricciardo no período da tarde. O inglês Jenson Button teve um primeiro dia promissor pela McLaren, tendo completado 84 voltas e não mostrando sinais aparentes dos problemas de confiabilidade que atormentaram a equipe na última temporada. Ele foi o sexto mais rápido no fim do dia, atrás do mexicano Alfonso Celis, piloto de desenvolvimento da Force India.

O espanhol Carlos Sainz Jr., da Toro Rosso, foi o sétimo colocado, à frente do sueco Marcus Ericsson, da Sauber, única equipe que não utilizou esse primeiro dia de testes para estrear o seu novo carro. Já o novato alemão Pascal Wehrlein, da Manor, foi o nono colocado.

A também novata Haas, a primeira equipe dos Estados Unidos na Fórmula 1 desde 1986, enfrentou um problema mecânico no seu primeiro dia oficial de treinos, quando a asa dianteira do carro pilotado por Romain Grosjean se soltou, mas o francês conseguiu retornar aos boxes sem maiores incidentes.

Grosjean completou apenas 31 voltas, a menor marca entre todos os participantes. O francês terminou o dia na décima posição, apenas à frente do britânico Jolyon Palmer, que fará a sua temporada de estreia na Fórmula 1 pela Renault, que volta a compor o grid, substituindo a Lotus.

A Mercedes dominou as duas últimas temporadas da Fórmula 1, e sem grandes mudanças no regulamento para este ano, é esperado que mantenha essa condição em 2016. De qualquer modo, os testes em Barcelona podem ser importantes para indicar se seus rivais tiveram evolução significativa para ameaçá-la ou se mais uma vez a luta será apenas pelo segundo lugar.

Esse primeiro período de testes da Fórmula 1 se encerra na próxima quinta-feira. Depois, as equipes voltarão a treinar em Barcelona entre os dias 1º e 4 de março. A primeira das 21 provas da temporada 2016 da Fórmula 1 será em 20 de março, com a realização do GP da Austrália.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]