• Carregando...
 | /
| Foto: /

Com o Paranaense em sua reta decisiva e o título da Primeira Liga em jogo nesta quarta-feira (20), Atlético, Coritiba e Paraná enfrentam desafios diferentes. Enquanto o Furacão volta às atenções para a decisão do Regional, o Tricolor busca ganhar moral no confronto de volta das Copa do Brasil, contra o Estanciano-SE, para tentar conquistar buscar reverter a vantagem rubro-negra no Estadual e o Coxa se concentra na partida de volta da semifinal.

Confira a opinião dos colunistas da Gazeta do Povo Adriano Ribeiro, Carneiro Neto e Luiz Augusto Xavier sobre a semana do trio de ferro.

A Final do Paranaense será um Atletiba ou o Paraná ainda pode reverter a decisão?

Adriano Ribeiro

Aposto no Atletiba. O Atlético foi muito superior ao Paraná no jogo de ida e perdeu a chance de definir a classificação. A vantagem rubro-negra está no número de opções no elenco. No sábado (16), o Claudinei – que faz ótimo trabalho – não tinha peças no banco para tentar mudar o jogo. A força está praticamente só no onze titular. O Paraná terá de apostar em um sufoco inicial para marcar um gol logo. Uma derrota do Atlético na final da Primeira Liga também pode favorecer o Tricolor.

Carneiro Neto

No futebol cabe tudo, mas o Atlético foi melhor nos dois jogos que fez até aqui com o Paraná. Na Vila, no jogo que perdeu da primeira fase, já tinha sido superior e a derrota acabou sendo injusta, de certa forma. Jogou melhor novamente na semifinal, teve mais consciência, e tem um elenco melhor. O Paraná pode surpreender, mas passa a ser uma surpresa. O Atlético agora é favorito.

Luiz Augusto Xavier

Acho que o Paraná pode reverter sim. Da mesma forma que o Atlético construiu a vantagem, o Tricolor tem condições de vencer em casa e devolver o placar. Os times se equivalem muito, são muito parecidos tecnicamente. Não dá para cravar que está garantido, mas o Atlético é favorito, pela vantagem que conseguiu na ida.

O título da Primeira Liga é relevante para o Atlético?

Adriano Ribeiro

É mais relevante para o Atlético do que para o Fluminense. O Rubro-Negro não conquista um título desde 2009. Além disso, o clube foi um dos que mais se empenhou para tirar a competição regional do papel. É uma conquista que, se vier, deve ser comemorada.

Carneiro Neto

O Fluminense está levando a sério, tanto que poupou seis titulares na Taça Guanabara. Estão dando mais importância do que para o Carioca. Acho que tem uma relevância histórica, pelo significado, já que seria o primeiro campeão da Primeira Liga. Será um jogo equilibrado, em campo neutro, apesar de o time carioca ter mais torcida, mas será uma partida interessante. O Atlético evoluiu muito desde que o Autuori assumiu, é notório que o time tem consistência, consciência, algo que não possuía antes.

Luiz Augusto Xavier

É relevante, é um título muito importante, até por ser nacional. Acho que o Atlético ganhar só não é relevante para a Primeira Liga. Fizeram um torneio quase clandestino tentando fazer uma final Fla-Flu, e o Atlético entrou meio de gaiato nessa decisão. É comparável ao Coritiba quando foi campeão do Torneio do Povo, torneio que teve uma série de equipes importantes e hoje ninguém dá mais bola para o título. Mas sem dúvida, é um título importante, de expressão nacional.

O Coritiba soma seis vitórias seguidas, não perde há mais de um mês e tem 17 gols marcados e apenas um sofrido nesse período. Por que o Coxa engrenou?

Adriano Ribeiro

Consolidou-se uma espinha dorsal em ótima fase. Elisson substituiu Wilson com muita segurança no gol. Luccas Claro reencontrou o bom futebol depois de sumir em 2015. Juan se transformou no garçom que o Coxa buscava e Kléber Gladiador desandou a fazer gols. Resta ver se o conjunto se sustenta na final e, principalmente, ao longo da temporada.

Carneiro Neto

Vou usar as palavras do Gilson Kleina. O principal fator são os salários em dia. O elenco é o mesmo, a comissão técnica é a mesma, mas a direção agora fez sua parte. Ninguém consegue jogar com a cabeça quente, com uma série de cobranças. O desenho do time começa pela recuperação do Luccas Claro, que deu uma tranquilidade que a zaga não tinha, e voltou em seu melhor momento no Coxa. O Juan também cresceu e o Kléber faz os gols. O time é mediano, não dá para se iludir. Quem está destoando agora é o Negueba. Desde que recebeu proposta, parece que ficou alienado, esqueceu-se de jogar.

Luiz Augusto Xavier

Deram tempo para o Kleina trabalhar. É a continuidade que a gente tanto defende. Ele teve mais tempo de experimentar, contou com a volta de peças do departamento médico, como o Kléber, reabilitou alguns jogadores fora de forma e as coisas passaram a acontecer. Foi um somatório de fatores que vieram ao mesmo tempo. Um exemplo é o Juan, que chegou ano passado fora de forma e era muito contestado, e hoje é um destaque do time.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]