• Carregando...
Manoel Flores, diretor de Competições da CBF | /
Manoel Flores, diretor de Competições da CBF| Foto: /

Após mudanças na Copa Libertadores, anunciadas pela Conmebol nesta semana, a CBF se manifestou nesta quinta-feira sobre alterações no calendário 2017 do futebol brasileiro. E avisou que a Copa do Brasil deve ser mais enxuta e que o Brasileirão deve contar com um G5, em razão de uma possível vaga extra do País na competição continental. A mudança beneficia o Atlético, atualmente 6º colocado.

“Ainda não podemos detalhar as mudanças, porque elas dependem de aprovação durante reunião da Conmebol no próximo domingo, mas a Copa do Brasil já passava por uma reestruturação que deve deixá-la mais rentável para os clubes, vai torná-la mais curta e permitir que as datas não coincidam mais com a Copa Sul-Americana”, afirmou Manoel Flores, diretor de Competições da CBF.

Com esta alteração, os clubes brasileiros poderão disputar a Sul-Americana e a Copa do Brasil simultaneamente, o que não ocorre hoje em dia. Atualmente, por falta de datas para as partidas, só ingressam na competição continental clubes eliminados da Copa do Brasil. A mudança vai permitir aos clubes brasileiros disputar em uma mesma temporada as quatro competições mais importantes do calendário: Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Copa Libertadores e Copa sul-americana.

Outra mudança deve acontecer no Brasileirão. Diante da ampliação da Libertadores, o Brasil deve ganhar mais uma vaga. As quatro novas vagas - o torneio passa de 38 para 42 equipes -, serão debatida em reunião a ser realizada pela Conmebol no domingo, em Bogotá, mas a previsão é que o Brasil passe a ter mais um clube na competição, contando assim com seis times.

Desta forma, o Campeonato Brasileiro poderia ter um G5 - a outra vaga vem do campeão da Copa do Brasil. A definição desta novo lugar na tabela do Brasileirão ainda depende de confirmação.

“Se essa vaga ocorrer, seria o G5 do Brasileirão. Não será um convite, mas uma decisão técnica. A Conmebol fez questão de deixar isso claro, que seria uma vaga para a principal competição nacional. No nosso caso, é o Campeonato Brasileiro”, explicou Manoel Flores.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]