• Carregando...
Meias Bernardo, do Coritiba, e  Lucho González, do Atlético, devem ser titulares na última rodada do Brasileiro. | Montagem: Aniele Nascimento e Albari Rosa/Gazeta do Povo
Meias Bernardo, do Coritiba, e Lucho González, do Atlético, devem ser titulares na última rodada do Brasileiro.| Foto: Montagem: Aniele Nascimento e Albari Rosa/Gazeta do Povo

Após a tragédia da Chapecoense que consternou o mundo do futebol e adiou a última rodada do Campeonato Brasileiro, a dupla Atletiba faz uma difícil retomada para suas partidas finais de 2016.

VEJA TAMBÉM: Torcedores do Atlético e Coritiba se unem na solidariedade à Chapecoense no velório

Apesar de manterem ambições desportivas diferentes, o principal desafio de Atlético e Coritiba será o mesmo: fazer seus elencos superarem o abalo psicológico decorrente do acidente que vitimou 44 integrantes da Chape, entre eles 19 jogadores.

Fanáticos exige que Atlético libere materiais para ir ao jogo com o Flamengo

Leia a matéria completa

O Furacão recebe o Flamengo, no domingo (11), às 17 horas, na Arena da Baixada, para consolidar uma vaga na Taça Libertadores do ano que vem.

“Conversei com alguns jogadores e, como é natural, estão todos chateados, tristes, porque são amigos, colegas, conviviam juntos, alguns foram companheiros de time. É uma coisa que sempre traz uma tristeza muito grande”, explica o presidente rubro-negro, L uiz Sallim Emed.

Segundo o mandatário, o Atlético mantém uma equipe de psicólogos que faz o acompanhamento constante do grupo de atletas. Geralmente, o trabalho consiste em preparar os jogadores (especialmente os mais jovens) a superar as pressões e desafios inerentes à profissão.

“É uma equipe tanto de psiquiatria e psicologia do esporte que atua com esse objetivo. Mas também quando acontece algo assim como essa tragédia, eles estão lá para comentar e orientar. Estão sempre à disposição. A gente entende que isso é muito importante”, prossegue Sallim. Os jogadores se reapresentam para os treinos nesta terça-feira (6).

Carpegiani pede ‘camisa 10’ para o lugar de Veiga no Coritiba em 2017

Leia a matéria completa

Com ambições mais modestas no Brasileiro, o Coxa visita a Ponte Preta, também no domingo, às 17 horas. Livre do rebaixamento, o time comandado por Paulo César Carpegiani pode alcançar uma vaga na Sul-Americana se chegar entre os 14 melhores. No entanto, o clube já liberou a maior parte do elenco para férias e usará um time reserva contra a Macaca.

O Coritiba informou que não chegou a fazer um trabalho psicológico específico com os jogadores após a tragédia da Chape. No entanto, a comoção gerada pelo acidente alterou a rotina no Alto da Glória — treinamentos foram cancelados e o grupo luta para ter ânimo na rodada final.

Atletas da Chape que faleceram, como os volantes Gil e Sérgio Manoel e o lateral Dener, jogaram no Coxa. Já o técnico Caio Júnior havia sido superintendente do clube no início dos anos 2000, enquanto o auxiliar Pipe Gross foi analista de desempenho da base coxa-branca. Ambos também faleceram.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]