• Carregando...
Jogo entre Atlético e Flamengo foi amarrado na Arena. | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
Jogo entre Atlético e Flamengo foi amarrado na Arena.| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Com o empate por 0 a 0 com o Flamengo, na tarde deste domingo (11), na Baixada, o Atlético assegurou uma vaga para a Libertadores da América em 2017. O Furacão entra na fase preliminar e precisará superar dois duelos eliminatórios para alcançar o estágio de grupos.

A igualdade ocorreu após um jogo morno e com poucas oportunidades de gol para ambos os lados. André Lima teve a melhor chance para os donos da casa, aos 8 minutos da etapa inicial, em cabeçada fraca. Antes, Éverton, também de cabeça, mandou no travessão de Weverton.

TABELA: Veja como ficou a classificação final da Série A

“Eu quero agradecer aos companheiros. Nós temos 10 jogadores sub-20 no elenco e fomos buscar uma vaga na Libertadores. Isso mostra que o trabalho está funcionando”, comentou o volante Hernani, um dos atletas criados em casa pelo clube.

CURTA a página Atlético. Conhecemos teu valor no Facebook

Atlético quebra recorde de público do clube na Arena da Baixada

Leia a matéria completa

A vaga veio com 57 pontos e o 6º lugar, quinta melhor campanha do Rubro-Negro no Nacional. Perde para o título de 2001, o vice de 2004, o 3º de 2013, o 4º de 1983 e o 5ª de 2010. A posição rendeu R$ 2,6 milhões ao clube, premiação oferecida pela CBF.

A Libertadores está marcada para iniciar em 1º de fevereiro e o Atlético ainda aguarda a definição de seu adversário na disputa eliminatória. O sorteio ocorrerá no dia 21 de dezembro, na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai.

O resultado contra os cariocas também alçou o time ao posto de segundo melhor mandante do Brasileiro por pontos corridos. Foram 15 vitórias, três empates e apenas uma derrota (Palmeiras). Aproveitamento de 84,2%, abaixo apenas do rendimento do Corinthians, campeão de 2015, que obteve 87,5%.

O desempenho quase impecável em casa provocou polêmica. Para alguns adversários, a performance se deve ao gramado sintético do Joaquim Américo, instalado no início do ano. Como visitante, foram duas vitórias três empates e 14 derrotas.

  • Nikão não teve muito espaço no primeiro tempo contra o Flamengo.
  • André Lima tenta desarmar lateral do Flamengo.
  • Everton do Flamengo disputa no alto.
  • André Lima na marcação.
  • Pablo disputa bola no alto.
  • Thiago Heleno e Hernani na marcação de Paolo Guerrero.
  • Everton tenta chance dentro da área.
  • Everton faz falta em Nikão.
  • Atlético quase faz na Arena.
  • Jogo foi morno na Arena.

Confira quem foram os destaques da partida:

Craque

Hernani

Foi o melhor meia do Furacão no jogo e também em todo o Brasileirão. Foi quem mais assustou a meta adversário com seus chutes de longa distância.

Bonde

Lucho González

O argentino ainda não encaixou seu futebol e ainda está sem ritmo de jogo. Foi substituído no segundo tempo para a entrada do jovem meia João Pedro.

Guerreiro

Thiago Heleno

O zagueiro mostrou ser um dos principais defensores da Série A. Foi seguro e não perdeu nenhuma dividida com os atacantes Leandro Damião e Paolo Guerrero.

Atlético faz homenagens à Chapecoense com mosaico, faixa e símbolo na camisa

Leia a matéria completa

Chave do jogo

Caldeirão lotado e homenagens para a Chapecoense

Com a Baixada cheia, os torcedores rubro-negros homenagearam às vítimas da tragédia área com a delegação do clube catarinense com um mosaico antes do jogo com os dizeres “Somos Chape”.

Cartões

Amarelo: Léo e Paulo André (Atlético); Mancuello, Alex Muralha, Jorge, Everton e Juan (Flamengo).

Vermelho: Mancuello (Flamengo), aos 40/2º.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]