• Carregando...
Depois que trieinou o Paraná, Milton Mendes foi campeão da segunda divisão do Campeonato Paulista pela Ferroviária. | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Depois que trieinou o Paraná, Milton Mendes foi campeão da segunda divisão do Campeonato Paulista pela Ferroviária.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

O Atlético passou cerca de cinco horas sem treinador. Anunciou a demissão de Enderson Moreira no fim da manhã desta segunda-feira (20) e, no meio da tarde, a contratação de Milton Mendes. Solução que surpreendeu a torcida, mas era trabalhada pelo clube há quase um ano.

Campeão paulista da Série A-2 no fim de semana, Mendes foi indicado para a Ferroviária pelo Furacão. Os dois clubes mantêm parceria desde 2004.

Técnico do Paraná entre dezembro de 2013 e março de 2014, Mendes foi procurado pelo Atlético para assumir o time sub-23, em junho do ano passado. Recusou. Preferia treinar um time em atividade – o expressinho faria apenas amistosos. Ainda assim, permaneceu no radar rubro-negro. Em outubro, seu nome foi sugerido à Ferroviária.

ENQUETE: O que você achou da contratação de Milton Mendes pelo Atlético?

“A primeira vez que ouvimos o nome do Milton foi por uma sugestão do Atlético. Eles disseram que ele teve boa passagem pelo Paraná”, lembra José Manoel Evaristo, diretor de futebol da Ferroviária. Sob o comando de Mendes, o Paraná foi eliminado pelo Atlético nas quartas de final do Estadual, mesmo após uma goleada por 4 a 0 sobre o Furacão na primeira fase.

A Ferrinha ficou com um pé atrás e preferiu apostar em Ailton Silva para a disputa da Copa Paulista. Como os resultados não vieram, o nome de Mendes voltou à pauta.

“Fomos aprofundar um pouco mais nosso conhecimento sobre o Milton. O Atlético referendou e disse até que gostaria de vê-lo trabalhando mais de perto. Unimos o útil ao agradável”, disse Evaristo.

Na Ferrinha, Mendes venceu a Série A-2 com duas rodadas de antecipação, devolvendo o Ferroviária para a elite paulista após 19 anos. Foram 17 jogos e 40 pontos ganhos em 13 vitórias e um empate (e três derrotas). Teve como destaques dois jogadores do Atlético: o goleiro Rodolfo, capitão e cobrador de faltas, e o atacante Tiago Adan, autor do gol do título. Outro atleta rubro-negro, o zagueiro Alcides, foi reserva da equipe.

A contratação de Milton Mendes após um período de observação em Araraquara é o movimento mais forte da parceria na direção do Atlético. O Furacão já despejou mais de 30 jogadores na Fonte Luminosa. Menos de um terço fez o caminho inverso.

Este ano, três jogadores que passaram um tempo na Ferroviária atuaram pelo sub-23 rubro-negro: o goleiro Alexandre, o lateral-direito Mário Sérgio e o volante Matteus. Alexandre e Matteus perderam espaço quando o sub-23 foi deixado de lado. Mário Sérgio rescindiu contrato e acertou com o Joinville.

A parceria sempre foi muito mais forte fora de campo. A aproximação surgiu em 2003, quando a Inepar, empresa que tem como sócio Mario Celso Petraglia, instalou seu centro industrial em Araraquara. Na época, o prefeito da cidade era Edinho Silva, até hoje patrono da Ferroviária e atual ministro da Secretaria de Comunicação no governo Dilma.

Um dos filhos de Silva, Pedro Martins, trabalha no Departamento de Inteligência e Formação (DIF), setor responsável por indicar e referendar contratações no Atlético. O Furacão ainda tem como funcionário do futebol Sidiclei Menezes, que trabalhou na Ferroviária.

A estreia de Milton Mendes será no fim de semana, contra o Prudentópolis, pelo Torneio da Morte. Marcado para domingo (26), o jogo deve ser antecipado para sábado (25), 16 horas, dia em que o novo treinador completará 50 anos. Uma vitória livra o Atlético do rebaixamento no Estadual.

Antes de Paraná e Ferroviária, Mendes treinou times em Portugal (Marítimo e Machico) e no Catar (Qatar SC e Al-Shahaniya).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]