• Carregando...
Sob a direção de Mario Celso Petraglia, o Atlético venceu 29 clássicos e perdeu 28. | Alexandre Mazzo/Gazeta do Povo
Sob a direção de Mario Celso Petraglia, o Atlético venceu 29 clássicos e perdeu 28.| Foto: Alexandre Mazzo/Gazeta do Povo

Sob a administração de Mario Celso Petraglia, o Atlético leva vantagem nos clássicos Atletibas. Os dois confrontos decisivos do Paranaense, porém, colocam em jogo essa vantagem do Furacão na chamada Era Petraglia. Em 80 encontros com o cartola no poder na Baixada, o Furacão venceu 29 partidas, empatou 23 e perdeu 28.

No próximo domingo (1º), os dois rivais voltam a se encontrar, às 16 horas, na Arena. O segundo confronto da final do Estadual ocorrerá no domingo seguinte (8), também às 16 horas, desta feita no Couto Pereira.

Petraglia assumiu o Furacão em maio de 1995 e está ligado ao clube há mais de 20 anos. Entretanto, deixou a gestão de 2009 a 2011, quando Marcos Malucelli foi o presidente – ou seja, não são computados os Atletibas desse intervalo.

Kleina torcedor do Atlético e Autuori mentor do Coritiba: o passado dos técnicos finalistas

Leia a matéria completa

O atual presidente do Conselho Deliberativo do Atlético “estreou” no clássico em junho de 95, com vitória por 1 a 0, no Pinheirão, pelo Paranaense. A primeira vez de Petraglia no Couto Pereira foi com derrota, por 3 a 1, em julho, ainda no Estadual.

A campanha do cartola contraria o histórico do Atletiba. No geral, em jogos oficiais, o Coxa leva vantagem. Já foram disputados 328 clássicos, com 129 triunfos coxas-brancas, 97 empates e 102 sucessos atleticanos.

Petraglia pode ainda se vangloriar de “mandar” na própria casa. Com o dirigente no clube foram 20 duelos na Baixada, nas três versões do estádio, a partir de 1996. E nove vitórias do mandante, quatro derrotas e sete empates.

Superioridade que não é verificada no número de títulos na Arena. Com Petraglia, dentro de seu território o Atlético foi campeão sobre o Coritiba nos Estaduais de 2000 e 2005. E viu o rival levantar a taça local como visitante em 2004 e 2008.

A trajetória do dirigente no clássico fica negativa quando os jogos ocorrem no Couto Pereira. No campo do rival, foram 39 encontros, com 20 vitórias do Coritiba, nove empates e 10 triunfos do Atlético.

Os demais Atletibas na “Era Petraglia” foram jogados no Pinheirão, Durival Britto, entre outros locais. E registram 11 sucessos rubro-negros, 7 empates e 3 sucessos alviverdes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]