• Carregando...
Tiago Adan foi o herói do acesso da Ferrinha. | Leonardo Fermiano/Ferroviária
Tiago Adan foi o herói do acesso da Ferrinha.| Foto: Leonardo Fermiano/Ferroviária

Parceira do Atlético há mais de uma década, a Ferroviária conquistou, neste sábado (18), o retorno à primeira divisão do Campeonato Paulista com uma forte pitada rubro-negra. A promoção da Ferrinha veio com a vitória por 1 a 0 sobre o Guaratinguetá, na casa do adversário. O gol foi marcado pelo atacante Tiago Adan, um dos três integrantes do elenco grená emprestados pelo Furacão. O goleiro Rodolfo e zagueiro Alcides também estão no grupo, que tem como técnico Milton Mendes e auxiliar Ednélson, ambos ex-Paraná.

A vitória levou a Ferroviária aos 40 pontos. Com duas rodadas da Série A-2 pela frente, a Ferrinha não pode ser alcançada pelo quinto colocado, hoje o Guarani, com 31 pontos. O clube não disputa a Primeira Divisão do Paulista desde 1996.

Em 2004, a Ferroviária tornou-se mais uma parceira do Atlético pelo país. A aproximação começou fora de campo, quando a Inepar, empresa que tinha Mario Celso Petraglia como sócio, implantou seu centro industrial em Araraquara. Na época, o prefeito da cidade paulista era Edinho Silva, atual ministro da Secretaria de Comunicação do governo federal.

Ao longo de uma década, o Atlético mandou pelo menos 30 jogadores para a Ferroviária, invariavelmente pagando salário. Menos de um terço fez o caminho inverso.

Na atual temporada, o Atlético contou com três jogadores da Ferrinha no time sub-23 que iniciou a disputa do Campeonato Paranaense: o goleiro Alexandre Cajuru, o lateral-direito Mário Sérgio e o volante Matteus. Os três foram escanteados quando a disputa estadual passou a ser responsabilidade do elenco principal.

Novamente, a Ferroviária se saiu melhor. Rodolfo é o capitão do time treinado por Milton Mendes. O jogador, inclusive, começou a bater faltas, ainda sem fazer gol. Tiago Adan foi o herói do acesso. A exceção é Alcides, reserva do novo integrante da elite do Paulistão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]