• Carregando...
Grafite comemora com Jonathan o gol da vitória na estreia da Libertadores | Hugo Harada/Gazeta do Povo
Grafite comemora com Jonathan o gol da vitória na estreia da Libertadores| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

Com um gol de pênalti do estreante Grafite, o Atlético venceu o Millonarios, por 1 a 0, na noite de quarta-feira (1.º), na Arena da Baixada, e largou com vantagem sobre os colombianos na segunda fase da Libertadores. O decisivo duelo de volta será em Bogotá, na próxima quarta-feira (8), no estádio El Campín. O Furacão joga por um empate.

O fato de não ter sido vazado em casa reforça a superioridade rubro-negra para o jogo na Colômbia. Na Libertadores, o gol fora de casa vale como critério de desempate até a fase semifinal. Já caso o Millonarios vença por 1 a 0 na volta, a decisão irá para os pênaltis.

Lance a Lance: Veja como foi Atlético 1 x 0 Millonarios

Herói na estreia, Grafite promete evolução tripla e agradece carinho da torcida

Leia a matéria completa

Quem passar enfrentará o vencedor do embate entre Deportivo Capiatá, do Paraguai, e Universitario, do Peru. A próxima fase será disputada no mesmo sistema da atual, com dois duelos eliminatórios. Somente em seguida vem a fase de grupos.

O Furacão chegou ao gol no início da etapa complementar. Aos 7 minutos, o atacante Pablo invadiu a área e foi derrubado por Franco. Um minuto depois, o experiente Grafite, de 37 anos, converteu, para a explosão dos rubro-negros na Baixada.

IMAGENS: Vejas as fotos da vitória do Furacão

“Sempre gratificante estrear com gol, ainda mais numa partida tão importante. É uma vantagem mínima, mas é uma vantagem”, analisa Grafite. “Está tudo em aberto ainda”, adverte.

No primeiro tempo, a equipe comandada por Paulo Autuori demorou a engrenar. Tentando tocar a bola e explorando jogadas pelas laterais, os colombianos não se intimidaram com a pressão na Baixada.

No intervalo, Autuori lançou o experiente meia Carlos Alberto na vaga do atacante Cryzan. Com o articulador em campo, os donos da casa subiram de rendimento. Após o gol de Grafite, entretanto, o jogo voltou a equilibrar.

“Uma vitória sem gols sofridos é fundamental”, celebra técnico do Atlético

Leia a matéria completa

Aos 26 minutos, o atacante Mackallister recebeu cruzamento e acertou a trave de Weverton. Na sequência, o colombiano teve nova chance à queima-roupa, mas furou dentro da pequena área.

“Foi um jogo muito difícil, sabíamos disso. É uma equipe bem trabalhada, de toque refinado”, elogia Pablo. “Mas conseguimos mostrar nossa força na Baixada”, completa.

O “clima de Libertadores” esteve presente. Foram cinco cartões amarelos para o Furacão, contra quatro do Millonarios, além de algumas discussões em campo.

Antes do duelo, entretanto, imperou o clima de confraternização e solidariedade entre atleticanos e colombianos. Era possível ver as torcidas adversárias lado a lado, de forma cordial. Alguns rubro-negros ajudaram com dinheiro torcedores do Millonarios que não possuíam ingressos para a partida. O próprio Atlético doou alguns ingressos para os fãs do time colombiano.

Confira quem foram os destaques da partida:

Craque

Pablo

O meia-atacante é o dono do time e a principal peça ofensiva do time do técnico Paulo Autuori. Foi esperto ao esperar o contato e sofrer o pênalti que deu a vitória ao Furacão.

Bonde

Franco

O zagueiro colombiano foi infantil e cometeu a penalidade em cima de Pablo.

Guerreiro

Grafite

O atacante veterano de 37 anos fez sua estreia e teve personalidade para bater a penalidade. Ainda está fora de ritmo, mas mostrou potencial para ser referência no ataque.

Gols

2º tempo

1 x 0 (8 min) – Grafite, na cobrança de pênalti, soltou o pé na bola no canto direito. A bola ainda passou debaixo das mãos do goleiro.

Chave do jogo

Maturidade

O Atlético mostrou maturidade ao segurar o ímpeto dos colombianos após abrir o placar. Depois de sofrer com uma bola na trave, o time de Autuori conseguiu esfriar o jogo nos últimos 15 minutos de jogo.

Cartões

Amarelos: Carlos Alberto, Grafite, Otávio, Felipe Gedoz e Pablo (Atlético); Arango, Cadavid, Palacios e Duque (Millonarios)

Próximos jogos

Atlético: PSTC (casa/Paranaense); Millonarios (fora/Libertadores), Prudentópolis (fora/Paranaense)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]