• Carregando...
 | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

O Atlético trabalha para unificar a forma de jogar futebol do clube. Junto com a contratação do técnico Paulo Autuori, em março, o clube determinou uma maneira de jogo para todas as suas categorias e busca implementar essa metodologia.

Segundo o treinador rubro-negro, o modelo de padronização do futebol, feito com sucesso por equipes mundo afora, como o Barcelona, tem como objetivo preservar um padrão para a equipe, independentemente de quem estiver no comando.

Autuori tem um projeto tático ousado para o sub-15, sub-17, sub-19 e sub-23, além do profissional. “Nós estamos em um clube grandioso em relação à estrutura, organização, metodologia. O futebol da equipe [principal e de base] não pode se apequenar, tem que ser condizente com essa grandiosidade”, sentenciou.

Por isso, Autuori destaca que seu trabalho é impor uma estrutura mínima de atuação, que não varie de acordo com as condições da partida, o local ou o adversário, e que possa ser replicada também nas categorias de base. “Tenho que respeitar a maneira que o clube determinou para o seu futebol. Acho isso fundamental, o trabalho é para o clube, não para mim, sou apenas uma parte do todo”, afirmou.

Para ter sucesso com a fórmula, Autuori prega a continuidade do trabalho e a homogeneização do elenco, tanto em qualidade quanto em participação nos jogos. “Todos têm participado desse processo e estamos trabalhado os jogadores de maneira igual, para que todos saibam o que fazer. O que se quer aqui é criar uma identidade para o futebol do clube. É o caminho que estamos trilhando”.

Segundo o treinador, o sistema de jogar da equipe não passa pela manutenção do time, e sim pelo entendimento de todos sobre a forma como a equipe deve atuar. “Você pode ter uma equipe que se repita sempre mas que a cada jogo entre com ideias diferentes. Não é o nosso caso. Queremos cada vez menos mudar a maneira de atuar independente da situação, do local e do adversário”, concluiu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]