• Carregando...
 | Divulgação/
| Foto: Divulgação/

Um grupo de torcedores do Atlético composto pelas torcidas organizadas Os Fanáticos e Ultras, além de outros movimentos rubro-negros, lançará na próxima quinta-feira (20), às 20 horas, no Arena Bar, a Associação dos Sócios e Torcedores do Atlético (Asta).

A Asta ambiciona representar e unir os atleticanos, representá-los no diálogo com a diretoria e garante não buscar fins políticos no Furacão. Além disso, promete lutar para “liberar a festa na Baixada” de maneira igualitária para todos os torcedores.

Aliviado com vitória no Atletiba, presidente do Atlético não se arrepende de deixar Arena para show

Leia a matéria completa

Nos últimos meses, a Os Fanáticos vem travando uma batalha com a diretoria do clube, que estabeleceu regras em relação aos materiais e adereços que são ou não permitidos no estádio. Além disso, vale lembrar que Os Fanáticos e Ultras guardam entre si histórico de rivalidade e episódios violentos. Em fevereiro deste ano, porém, as duas organizadas prometeram conviver pacificamente.

“O grupo surgiu de conversas entre torcedores. Vimos que as regras do clube eram diferentes para cada um, não existe um padrão. E a gente quer liberar a festa no estádio de maneira igual para todos como diz o artigo 13 do Estatuto do Torcedor”, diz Renato Martins, relações públicas da Os Fanáticos e um dos integrantes da Asta.

O artigo citado do Estatuto dispõe sobre as condições de acesso e permanência dos torcedores brasileiros em estádios de futebol. Sobre a aliança com a Ultras, Martins explica que as torcidas se uniram por uma causa comum. “A gente tem de estar aliado a quem está ao nosso lado. Queremos direitos iguais para todos os torcedores. A Ultras também tem dificuldades no estádio. O pessoal que organiza os mosaicos no estádio, também”, prossegue.

A organização da Associação deverá contar, em sua diretoria, com um representante de cada um dos movimentos que a compõem. Já o presidente da Asta deve ser alguém “neutro”, ou seja, sem ligação a nenhum grupo político ou de torcida organizada.

Manifesto

Confira os principais trechos do manifesto lançado pela Asta. “Representamos os torcedores do Atlético. Desde o povão ao torcedor organizado, desde o sócio ao torcedor sem condições de contribuir mensalmente. Acima de tudo: não somos oposição, somos a união das maiores torcidas e movimentos do Clube Atlético Paranaense e ponte legal entre torcida e diretoria”.

O texto ainda cita quatro bandeiras principais do movimento: defender os direitos dos torcedores do Atlético; promover ações pontuais para a torcida; auxiliar o clube no aumento do número de associados; e pleitear o cumprimento do Artigo 13-A do Estatuto do Torcedor.

Assinam o manifesto: Os Fanáticos; Ultras 1992; Furacão Chopp; Furacão Leminski; Andarilhos do Atlético; Mosaico Furacão; Metal Baixada; Sangue Forte; e Atleticanismo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]