• Carregando...
Miguel Ángel Portugal terá três semanas para treinar o Atlético para  a estreia na pré-Libertadores | Piervi Fonseca / Folhapress
Miguel Ángel Portugal terá três semanas para treinar o Atlético para a estreia na pré-Libertadores| Foto: Piervi Fonseca / Folhapress

O Atlético confirmou na manhã desta quarta-feira (8) a contratação do técnico espanhol Miguel Ángel Portugal, 58 anos. O acerto foi fechado ainda terça-feira, quando o treinador se reuniu com os dirigentes do Bolívar, da Bolívia, a última equipe que comandou, para rescindir contrato.

O clube boliviano não havia oficializado a demissão do espanhol, apesar de ter anunciado publicamente sua saída na semana passada. Neste caso, os bolivianos teriam de pagar multa de US$ 300 mil – cerca R$ 750 mil.

Marcelo Claure, dono/investidor da equipe andina, não queria pagar o valor, tampouco o presidente do clube, Guido Loayza. Sem acordo inicial, a contratação chegou a ficar parada e quase desencadeou um "plano B" por parte do Atlético. Se quisesse deixar o Bolívar antes do fim do fim de seu contrato (junho de 2014), portanto, Portugal teria de pagar a rescisão ou chegar a um acordo amigável, o que se concretizou terça-feira após longas conversas.

Portugal chegou na manhã desta quarta ao CT do Caju. Ele substitui Vágner Mancini, que levou o Furacão à classificação para a Libertadores com a terceira colocação no Campeonato Brasileiro, além de ser vice-campeão da Copa do Brasil. Mancini, que levou o Furacão da vice-lanterna ao G4 no Brasileirão, não chegou a um acordo para continuar no Rubro-Negro.

A Libertadores, aliás, será o principal desafio do novo comandante atleticano. Portugal terá apenas três semanas para treinar a equipe para a estreia da pré-Libertadores, no dia 29 de janeiro, em Lima, no Peru, contra o Sporting Cristal.

Portugal tem experiência na competição sul-americana. Ele comandou o Bolívar na Libertadores do ano passado. Além da equipe boliviana, o treinador espanhol comandou o Real Madrid B, o Racing Santander, o Córdoba, o Arandina e o Toledo, todos da Espanha. O único título da carreira de Portugal é o Torneio Clausura 2013 da Bolívia - o campeonato nacional do segundo semestre.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]