• Carregando...
Título da Copa Verde garantiu o Brasília na Sul-Americana. | /
Título da Copa Verde garantiu o Brasília na Sul-Americana.| Foto: /

Após eliminar o Joinville e confirmar classificação para as oitavas de final da Sul-Americana na noite desta quinta-feira (27), o Atlético enfrentará o surpreendente Brasília na próxima fase.

O clube tem um laço forte com o Furacão. A história da principal torcida organizada do Atlético está atrelada ao modesto time do Distrito Federal. Fundada em 1977, a torcida Os Fanáticos fez sua estreia no dia 24 de outubro daquele ano, justamente em um jogo contra o Brasília, no Couto Pereira.

BLOG MEMÓRIA FC: o Atlético já jogou com o Brasília… e perdeu

A equipe candanga foi uma das surpresas e sensações da disputa do Brasileiro de 77. Na primeira fase, deixou para trás o Rubro-Negro, além de equipes como Goiás, Vila Nova e Londrina, para obter a classificação. Na fase seguinte, entretanto, sucumbiu diante de outros favoritos como Corinthians e São Paulo.

Michel Platini: nome de craque, reserva do Brasília.

Agora, na Sul-Americana, o elenco do Brasília traz alguns atrativos. Michel Platini Ferreira Mesquita, 31 anos, é uma das referências — e parte do folclore — da equipe brasiliense que não disputa nenhuma divisão nacional no país, mas superou o Goiás para avançar no torneio internacional. Ele é homônimo do craque francês que fez história com as camisas da italiana Juventus e da seleção francesa nas décadas de 70 e 80 – aos 60 anos, é presidente da União das Federações Europeias de Futebol (UEFA).

O Platini do Planalto Central é rodado. Natural de Ceilândia, região administrativa do Distrito Federal, acumula passagens por Brazlândia, Gama, Araguaína, Anápolis e Veranópolis, no Brasil.

No exterior, defendeu o mexicano Pachuca, além de clubes da Romênia, Bulgária e China. Na campanha histórica do Brasília, Platini tem sido reserva de Bruno Morais.

Omar Feitosa, técnico do Brasília.Divulgação/Brasília

Outra atração do azarão do Centro-Oeste também está no banco de reservas. O ex-preparador físico, ex-cartola e atual técnico curitibano Omar Feitosa, que acumula três passagens na preparação física do Atlético . A última delas em 2013, quando se desligou do Furacão para assumir a gerência de futebol do Palmeiras. Feitosa também passou por Paraná e Coritiba quando preparador.

O Brasília conquistou o direito de disputar a Sul-Americana após conquistar no ano passado a Copa Verde, competição regional entre equipes da Região Norte e Centro-Oeste (exceto Goiás) e do estado do Espírito Santo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]