• Carregando...
Rafael Moura, com a camisa 10, foi protagonista no título do Atlético em 2009 | JONATHAN CAMPOS/Gazeta do Povo
Rafael Moura, com a camisa 10, foi protagonista no título do Atlético em 2009| Foto: JONATHAN CAMPOS/Gazeta do Povo

O último Paranaense conquistado pelo Atlético foi o de 2009. O Estadual daquele ano – disputado em pontos corridos – ficou marcado pelo contestado ‘supermando’, que permitiu ao Furacão fazer todos os jogos da fase final em casa.

O principal destaque do time campeão foi o atacante Rafael Moura. O He-Man marcou o gol do título e terminou o campeonato no topo da artilharia, com 14 gols. Veja abaixo mais detalhes da conquista rubro-negra.

O campeonato

O Furacão foi a melhor equipe da primeira fase, somando nove vitórias, três empates e duas derrotas em 14 jogos. Com isso, ganhou uma bonificação de dois pontos no octogonal decisivo.

Os quatro melhores times da fase inicial deveriam ter a vantagem de, no octogonal, fazer quatro partidas em casa e três fora. No entanto, um equívoco na redação do artigo 9º do regulamento, que dizia que o clube com melhor campanha teria a vantagem de jogar a fase decisiva em casa, abriu brecha para uma reclamação do Atlético no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

O tribunal deu ganho de causa à equipe e determinou que se cumprisse a redação ao pé da letra, ou seja, instaurou o ‘supermando’, o que garantiu ao time da Baixada a vantagem de jogar em casa todas as sete partidas da fase decisiva.

O jogo do título

O duelo que garantiu o título do Atlético foi diante do Cianorte, em 3 de maio, na última rodada do octogonal . O Furacão venceu por 2 a 0, gols de Wesley (47 min do 1º tempo) e Rafael Moura (4 min do 2º tempo), e fez a festa na Baixada.

Confira o time titular escalado pelo técnico Geninho naquele jogo: Galatto; Raul, Rhodolfo, Antônio Carlos e Alex Sandro; Chico, Jairo, Julio dos Santos (Gustavo) e Wesley (Renan); Wallyson (Lima) e Rafael Moura.

Foto do elenco campeão em 2009.JONATHAN CAMPOS

Curiosidade

O Furacão ficou com a taça mesmo fazendo uma campanha pior do que o J. Malucelli no octogonal decisivo. Tudo graças aos dois pontos bonificação que recebeu pela melhor campanha na primeira fase. O Atlético acumulou cinco vitórias e duas derrotas – para Coritiba e J. Malucelli – , enquanto o Jotinha venceu cinco jogos e empatou um.

Elenco

O elenco do Furacão que venceu o Paranaense de 2009 era formado por diversos jogadores conhecidos da torcida rubro-negra. Galatto, Rhodolfo, Antônio Carlos, Chico, Marcinho, Wallyson, Lima e Rafael Moura fizeram parte daquela conquista.

Entre os pratas da casa daquele time, o zagueiro Rhodolfo se destacava. O defensor entrou na equipe assim que subiu para o profissional, em 2006, e já despertava interesse de clubes Brasil. Fez 157 partidas com a camisa rubro-negra, marcando 15 gols, antes de se transferir para o São Paulo, em 2011.

O lateral-esquerdo Alex Sandro despontou naquele time. O defensor foi promovido da base no ano anterior e ganhou a titularidade naquele Paranaense. Ele ficou dois anos no clube, alternando bons e maus momentos. Foi contratado pelo Santos em 2010 e lá decolou, chegando ao Porto-POR. Hoje joga na Juventus-ITA e é presença constante nas convocações do técnico Dunga para a seleção brasileira.

Por outro lado, o lateral-direito Raul – considerado uma grande promessa no clube – acabou marcado pelos problemas extracampo e não vingou no Furacão.

Artilheiro do Estadual-2009, Rafael Moura, o He-Man, já tinha bastante rodagem quando desembarcou na Arena da Baixada. Revelado pelo Atlético-MG em 2003, teve passagens de expressão por Corinthians, em 2006, e Fluminense, em 2007.

Wesley abriu o placar para o Atlético diante do Cianorte, no jogo do título.HEDESON ALVES
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]