• Carregando...
Ederson comemora o gol na derrota por 2 a 1 para o Sporting Cristal, em 2014. | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Ederson comemora o gol na derrota por 2 a 1 para o Sporting Cristal, em 2014.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

O Atlético se prepara para abrir nesta quarta-feira (1º) sua quinta participação na Libertadores. Nas quatro edições anteriores em que esteve em campo, o Furacão só venceu uma vez na estreia da competição, justamente em seu primeiro jogo em busca da conquista da América, em 2000. Depois disso, perdeu na largada em 2002, empatou em seu compromisso inicial em 2005 e voltou a ser derrotado em 2014. Relembre esses jogos:

LEIA mais notícias do Atlético

A primeira vez (2000)

Alianza Lima 0 x 3 Atlético

O primeiro compromisso do Atlético pela Libertadores ocorreu em 16 de fevereiro de 2000, em Lima, no Peru. A equipe paranaense, que havia conquistado a vaga para o torneio na Seletiva realizada no ano anterior, venceu por 3 a 0 o Alianza Lima. O lateral Luizinho Netto, por cobertura; o atacante Lucas, só deslocando o goleiro; e o meia Kelly, também cara a cara com o goleiro rival, garantiram o placar favorável ao Furacão. Na época, o Rubro-Negro fazia sucesso com o quadrado mágico formado por Adriano Gabiru, Kelly, Lucas e Kléber.

Caldeirão ‘infernal’ e base mantida empurram o Atlético contra o Millonarios

Leia a matéria completa

Dessa vez não deu (2002)

Atlético 1 x 2 Bolívar

Já sem o peso de nunca ter disputado a Libertadores, o Atlético estreou como favorito em 2002, principalmente por atuar em casa – na versão da Arena que ainda não incluía as arquibancadas da Brasílio Itiberê – contra o modesto Bolívar. Mas deu zebra. Então campeão brasileiro, o Furacão perdeu por 2 a 1. Edgar Olivares abriu o placar para os visitantes logo aos 9 minutos, mas o artilheiro (sempre ele) Alex Mineiro empatou a peleja aos 36. Só que antes mesmo do intervalo, aos 44/1º, Botero escorou um escanteio para recolocar o Bolívar em vantagem. Acabou assim, para decepção dos rubro-negros.

Bom resultado (2005)

Independiente Medellín 2 x 2 Atlético

Em seu terceiro encontro com a Libertadores da América, dia 15 de fevereiro de 2005, o Atlético até que se deu bem na estreia. Mas, contraditoriamente, ficou um gosto amargo. Jogando fora de casa, o time paranaense conseguiu arrancar um pontinho do Independiente Medellín, graças a um empate por 2 a 2. O problema é que El Paranaense chegou a abrir dois gols de distância no marcador, deixando os donos da casa igualaram no abafa final. O raçudo Marcão, aos 12/1º, e o clone de Oséias Denis Marques, aos 7/2º, fizeram para o Furacão. Juan González, já com 38/2º, e Neider Morantes, no minuto final, diminuíram a festa dos visitantes. Aos trancos e barrancos, o Atlético chegaria à final da Libertadores, quando acabou derrotado pelo São Paulo.

EL PARANAENSE voltou. Relembre a épica campanha do Atlético na Libertadores de 2005

Mata-mata logo de cara (2014)

Sporting Cristal 2 x 1 Atlético
Weverton se estica todo para tentar defender pênalti contra o Sporting Cristal: não deu.Albari Rosa/Gazeta do Povo

No dia 29 de janeiro de 2014, o Atlético foi a campo como visitante para disputar o jogo de ida do mata-mata que valeria a classificação para a fase de grupos da competição continental. O adversário era o Sporting Cristal. O resultado de 2 a 1 para os peruanos mantinha viva a chama atleticana para o duelo de volta, na Vila Capanema – vitória paranaense nos pênaltis. Em Lima, Ávila e Lobatón marcaram os gols dos donos da casa, enquanto Ederson descontou para o Furacão.

ATLÉTICO VENCE nos pênaltis e está na fase de grupos da Libertadores 2014

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]