• Carregando...
Protestos e ironias marcam o dia seguinte da ação policial em Zurique. Blatter no centro do noticiário. | ARND WIEGMANN/REUTERS
Protestos e ironias marcam o dia seguinte da ação policial em Zurique. Blatter no centro do noticiário.| Foto: ARND WIEGMANN/REUTERS

O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, pediu nesta quinta-feira (28) que o suíço Joseph Blatter renuncie ao cargo de presidente da Fifa após a prisão de diversos dirigentes por envolvimento um suposto esquema de corrupção.

Veja quem são os cartolas presos e como funcionou a operação de combate à corrupção no futebol

Um porta-voz oficial de Cameron, que está em viagem por vários países europeus, disse que o primeiro-ministro é a favor de uma reforma da entidade e que “apoia totalmente” a Federação Inglesa (FA) no suporte à candidatura do príncipe jordaniano Ali Bin al Hussein à presidência. A Uefa, entidade que engloba as federações europeias, declarou voto no opositor.

“A responsabilidade na administração do futebol é dos administradores do futebol, mas a FA apoia a candidatura do príncipe Ali. E nós apoiamos a FA”, comentou o porta-voz.

Perguntado se a próxima Copa do Mundo deveria ser realizada na Inglaterra, a fonte afirmou que, embora muitos britânicos tenham se sentido decepcionados por perder a escolha da sede, “inclusive o primeiro-ministro”, “o foco agora tem que estar na investigação e na reforma da Fifa”.

O presidente da FA, Greg Dyke, declarou na quarta-feira que os supostos casos de corrupção na Fifa são “muito graves” e reiterou seu apoio ao príncipe jordaniano como candidato a presidente da entidade. O dirigente suíço passa por forte pressão, inclusive de patrocinadores, para deixar o posto que ocupa desde 1998.

Dyke disse que duvida que a FIfa possa ser reformada com Blatter à frente e opinou que, “considerando as circunstâncias atuais”, seria preciso avaliar “se é apropriado continuar adiante com as eleições” previstas para a sexta-feira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]