• Carregando...
Carneiro Neto, Luiz Augusto Xavier e Edson Militão | /
Carneiro Neto, Luiz Augusto Xavier e Edson Militão| Foto: /

Com os tropeços do trio de ferro da capital na reta final do Brasileirão das séries A e B, as ambições dos três clubes no nacional estão claras: escapar do rebaixamento.

Os colunistas da Gazeta do Povo, Carneiro Neto e Luiz Augusto Xavier analisam o novo técnico do Furacão, Cristóvão Borges, os planos do Coritiba em ter um novo estádio e o desfecho de Brasileirão para a dupla Atletiba.

O Atlético acertou na contratação de Cristóvão Borges?

Carneiro Neto

Sim, é um profissional respeitado. O Conheci como jogador, em 1985, quando veio para o Atlético. Era um grande jogador, além de uma pessoa séria e muito esforçada.

É uma boa opção, mas parece uma medida de desespero. Uma diretoria que não sabe se vai se reeleger só pode contratar um treinador para dois meses. Infelizmente, ele não é tão reconhecido no mercado, algo muito comum com os treinadores negros. É profundamente lamentável, acompanhei isso em muitos casos, desde o Zizinho, e parece que o Cristóvão também sofre com isso. Zizinho foi um dos maiores jogadores da história do Brasil, até o Pelé o admirava, mas como treinador não contou muito com a paciência dos torcedores no país.

Didi é outro caso, nunca foi reconhecido e acabou se consagrando como técnico no exterior, do Peru em Copa do Mundo, no comando do River Plate, da Argentina, do Fenerbahçe, da Turquia. O Cristóvão merece todo respeito.

COLUNA DO CARNEIRO: O futebol atleticano virou um grande negócio

Luiz Augusto Xavier

Acho que sim, o Cristóvão é um bom treinador, tem identificação com o clube e já foi campeão no clube, nos Paranaenses de 83 e 85. Mas a grande questão do Atlético é a falta de recursos humanos. Ele vai sofrer um bocado porque vai ter um time que até joga bem, troca bem a bola até o meio de campo, mas não finaliza. A equipe depende muito do Walter e quando ele não está bem, o time segue pelo mesmo caminho.

Edson Militão

Muito boa contratação. Ele é um técnico para tiros curtos, como o Atlético do Mario Celso Petraglia gosta. Tem um bom discurso, experiência para levar o time a mais três ou quatro vitórias, pontuação suficiente para não cair. Não é um técnico para longo prazo, até porque ninguém fica muito tempo no Atlético mesmo.

Novo Couto, Arena Paratiba, Arena trio de ferro, qual a melhor ideia?

Carneiro Neto

Nenhuma das três. Os nossos times têm de se preocupar com o futebol. Os três estão mal, vendem um produto péssimo para suas torcidas. Fazer obra é fácil, difícil é mostrar competência e fazer um time de futebol.

O Paraná tem muito mais dificuldades. Deveria viabilizar a Vila Olímpica ou a Vila Capanema, enfim, manter um estádio em boas condições e melhorar a questão estrutural para fazer um time digno.

O Coritiba tem um bom estádio, não precisa se preocupar com isso. Veja o Santos, que joga na Vila Belmiro, ou o Vasco, em São Januário. O Coxa tem que parar de querer imitar o Atlético.

E o Furacão fez um projeto acima da realidade, mas não tem um time de futebol. Ninguém torce para uma empresa, um circo, um cinema, torce sim por um time. O Atlético tem um estádio maravilhoso e um time medíocre.

No fim, é tudo uma cortina de fumaça para desviar o foco da incompetência em fazer futebol e revelar jogadores. O futebol paranaense tem que se voltar a sua essência, a bola.

Luiz Augusto Xavier

Se a cidade tivesse um estádio só para comportar todos os times seria o ideal. O exemplo de Milão, com as devidas ressalvas, em que Internazionale e Milan dividem o San Ciro, é ótimo. Precisaria ter um acordo entre todas as partes interessadas para ser economicamente viável, mas seria muito interessante. Acho muito difícil de acontecer.

Edson Militão

Arena Paratiba é uma grande ideia. Atlético já tem seu estádio e não precisa entrar nesta. Agora, Paraná e Coritiba, ao invés de remendar seus estádios, deveriam vendê-los e construir um novo. Seria uma casa moderna à altura das duas torcidas. A lógica disso é o que acontece em vários lugares do mundo. Vou dar o exemplo carioca: Flamengo e Fluminense utilizam em harmonia o Maracanã. Ambos não precisam de estádio, pois têm uma casa moderna. Além disso, um estádio para dois clubes é mais viável economicamente.

Atlético e Coritiba vão ter um fim de ano difícil no Brasileiro?

Carneiro Neto

Acredito que não. Os dois têm um risco, maior para o Coritiba, mas o Atlético dificilmente vai sentir alguma pressão. Tem muito time ruim, muita porcaria nesse campeonato, então isso é o que salva a dupla Atletiba, que vende um peixe podre para sua torcida.

Luiz Augusto Xavier

O final será difícil. Se a coisa não se resolver já, com o Atlético conquistando os 7 pontos que precisa e o Coritiba os 12 ou 13, a questão vai acumular rodada a rodada, o nível de tensão aumenta e a situação pode se complicar.

Edson Militão

Não acredito. O Coritiba deu uma arrancada e mostrou uma cara nova, com empenho visível dos jogadores e comissão técnica. O Atlético, apesar da má fase, tem uma pontuação boa, dificilmente vai sofrer neste fim de ano. Além disso, alguns times não estão dando conta do recado. Difícil a situação de Vasco e Joinville, além do Goiás. Vai sobrar muito time fraco atrás de ambos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]