• Carregando...
Autuori, técnico do Atlético, e Carpegiani, do Coritiba: na reta final do Brasileiro, é tempo de calcular. | /
Autuori, técnico do Atlético, e Carpegiani, do Coritiba: na reta final do Brasileiro, é tempo de calcular.| Foto: /

Com 16 rodadas para o fim, o Campeonato Brasileiro começa a adentrar sua fase mais decisiva. A competição retorna após pausar para os jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018. Refresco que serviu para a dupla Atlético e Coritiba afinar os times e vislumbrar os diferentes objetivos que sustenta na reta final da Série A. E, claro, refazer os cálculos para o futuro.

OS NÚMEROS: Veja a situação de Atlético e Coritiba na Série A

Apesar da recente oscilação e das mudanças no elenco e departamento de futebol, o Furacão segue vivo na luta pela Libertadores. Com 33 pontos, o time comandado por Paulo Autuori está na 8.ª posição, a quatro de distância do Corinthians, que abre o G4 com 37.

Para carimbar o passaporte continental, o Rubro-Negro precisa alcançar 65 pontos, segundo o matemático Tristão Garcia. Ou seja, necessita de mais 32 pontos nas 16 rodadas finais. Tarefa que deixa o Furacão, neste momento, com somente 16% de chances de terminar o Brasileiro entre os quatro líderes.

“Uma sequência de bons resultados melhora bastante esse número [16%]”, ressalva Garcia. “Mas, para isso, não pode mais perder pontos em casa, como aconteceu contra o Palmeiras. Tem de ser mais regular. A equipe tem de melhorar bastante, mas está bem na disputa”, analisa o matemático.

A favor do Atlético, pesam o fato de fazer ainda sete partidas contra equipes da parte inferior da tabela e o forte retrospecto que mantém na Baixada: apesar do tropeço recente contra o líder Palmeiras, único no certame, o Furacão segue como o melhor mandante da Série A, com 78,8% de aproveitamento, ao lado de Grêmio e do próprio líder paulista.

Números mágicos

Segundo o matemático Tristão Garcia, a marca para alcançar uma vaga na Libertadores no Brasileiro é de 65 pontos. Do outro lado da tabela, na parte baixa, o número para se ver livre da chance de rebaixamento é de 47 pontos. De olho no G4, o Atlético tem 33, restando 16 rodadas. O Coxa, fugindo da ZR, possui 26 pontos.

Por outro lado, o Coxa repete a sina dos últimos quatro anos e briga novamente na parte de baixo da tabela, contra o fantasma do rebaixamento. O elenco liderado por Paulo César Carpegiani está na 16.ª posição, com 26 pontos, somente dois à frente do Internacional, primeiro na área da degola.

O “número mágico” para escapar da queda é de 47 pontos, segundo Tristão Garcia. Desta maneira, o Alviverde precisa somar mais 21 pontos nas 16 rodadas derradeiras para a salvação. Apesar da atual proximidade da ZR, o Coxa vem demonstrando sinais de reabilitação e figura com 22% de risco de rebaixamento.

“Se o Coritiba continuar assim, escapa tranquilo. O problema é que volta e meia dá uma recaída”, opina Garcia. “As últimas quatro rodadas foram exemplares. Ganha em casa e empata fora. Essa é a receita para um clube ir bem no Brasileiro. O caminho do Coritiba é manter a regularidade”, indica.

A dupla Atletiba volta a campo na quarta-feira (7). O Coxa recebe o Grêmio, no Couto Pereira, enquanto o Furacão visita o Figueirense, no Orlando Scarpelli.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]