• Carregando...
No primeiro Atletiba na Arena, em 1999, o Coritiba venceu por 2 a 1. | Valterci Santos/Gazeta do Povo
No primeiro Atletiba na Arena, em 1999, o Coritiba venceu por 2 a 1.| Foto: Valterci Santos/Gazeta do Povo

O Atletiba do próximo domingo (21), às 16 horas, será o 24.º realizado na Arena da Baixada. Nos 23 confrontos anteriores, o Atlético leva ligeira vantagem. Mas pode-se dizer que o Coritiba sente-se à vontade na casa do rival. De 1999 para cá, o Furacão venceu em nove oportunidades e o Alviverde levou a melhor em seis ocasiões – oito empates completam a conta no estádio. No total, 32 gols para os rubro-negros e 28 para os coxas-brancas.

Relembre abaixo cada um dos clássicos Atletiba na Arena da Baixada:

28/11/1999 - Atlético 1 x 2 Coritiba (Seletiva da Libertadores da América)

Gols: Kelly (A); Leonardo e Reginaldo Araújo (C)

Primeiro Atletiba na Arena da Baixada. Coritiba vence de virada, estragando a festa rubro-negra. O jogo era válido pela segunda fase da Seletiva da Libertadores da América. Mesmo com a derrota, o Furacão passou de fase, já que havia goleado o Coxa no jogo anterior por 4 a 1, no Couto Pereira. O Atlético foi o campeão do torneio, vencendo o Cruzeiro na final.

Valterci Santos/Gazeta do Povo

26/3/2000 – Atletico 3 x 2 Coritiba (Campeonato Paranaense)

Gols: Adriano, Gustavo e Lucas (A); Marcinho e Leandro Tavares (C).

Primeira vitória do Atlético na Arena, no dia do aniversário de 76 anos do clube. Após abrir dois gols de vantagem no primeiro tempo, o Furacão deixou o Coxa empatar ainda antes do intervalo. O atacante Lucas marcou aos 45 do segundo tempo o gol da vitória atleticana.

Antônio Costa/Gazeta do Povo

17/6/2000 – Atlético 1 x 1 Coritiba (Campeonato Paranaense)

Gols: Gustavo (A); Leandro Tavares (C)

Final do Campeonato Paranaense. Na primeira partida, empate por 1 a 1. Um novo empate dava o título ao Atlético. O Coritiba abriu o placar no início do segundo tempo, mas Gustavo, de cabeça, empatou aos 32. Na comemoração o zagueiro tirou a camisa e foi expulso por Oscar Roberto Godói. Mesmo assim, o Furacão segurou o Coxa e levou o primeiro título de uma sequência de três Estaduais seguidos.

Antônio Costa/Gazeta do Povo

20/8/2000 – Atlético 1 x 3 Coritiba (Copa João Havelange)

Gols: Lobatón (A); Alexandre, Reginaldo Araújo e Daniel (C)

Jogo válido pela primeira fase da Copa João Havelange. Coritiba venceu o jogo com superioridade. Mesmo assim, o clássico foi marcado por faltas violentas e os dois times tiveram um jogador expulso. Emerson no Atlético e Reginaldo Araújo no Coxa.

Edson Silva/Gazeta do Povo

8/4/2001 – Atlético 2 x 3 Coritiba (Campeonato Paranaense)

Gols: Kleberson e Kléber Pereira (A); Da Silva, Patrício e Anderson (C)

Mais um jogo nervoso na Arena da Baixada. Adauto e Nem foram expulsos no Furacão, enquanto Marquinhos Cambalhota deixou o gramado mais cedo no lado do Coxa. A arbitragem era de Oscar Roberto Godói. Em cinco jogos, era a terceira vitória do Coritiba na Arena.

Orlando Kisner/Gazeta do Povo

24/2/2002 – Atlético 2 x 0 Coritiba (Copa Sul-Minas)

Gols: Luisinho Netto e Flávio Luís (A)

O jogo era pela primeira fase da extinta competição Sul-Minas e o time atleticano, atual campeão brasileiro, não deu chances para o Coxa. Wellington Paulo, para o Atlético e Pícoli, para o Coritiba, foram expulsos. O time atleticano foi vice-campeão do torneio, enquanto o alviverde não passou da primeira fase.

26/10/2002 – Atlético 1 x 0 Coritiba (Campeonato Brasileiro)

Gol: Kléber Pereira (A)

Este jogo ficou conhecido como o “Atletiba da corrente”. Kléber é o maior artilheiro da Arena da Baixada, desde a reinauguração em 1999, com 67 gols no estádio. Mas na época em que o atacante jogava pelo Rubro-Negro vivia uma relação de amor e ódio com o torcedor. Neste clássico o atacante fez o único gol do jogo, mas o lance mais inusitado foi quando o Atlético puxou um contra ataque com o lateral David e Kléber parou no meio do gramado para pegar sua correntinha que havia caído. Era a chance de fazer o segundo gol depois de uma forte pressão coxa branca, mas pelo visto, o atacante estava mais preocupado com a sua corrente.

Walter Alves/O Estado do Paraná e Tribuna

11/10/2003 – Atlético 2 x 0 Coritiba (Campeonato Brasileiro)

Gols: Ilan (A), duas vezes.

O Atlético venceu com tranquilidade o Coritiba, com dois gols do atacante Ilan. Odvan e Reginaldo Nascimento foram expulsos pelo Coritiba. Era a terceira vitória seguida do Atlético em um Atletiba disputado na Arena da Baixada.

Lucimar do Carmo/Tribuna do Paraná

18/4/2004 – Atlético 3 x 3 Coritiba (Campeonato Paranaense)

Gols: Rogério Corrêa, Jadson e Igor (A); Jucemar e Tuta, duas vezes (C)

Um dos grandes jogos da história do Atletiba na Arena. No primeiro jogo, 2 a 1 para o Coxa no Couto e o empate dava o título para o time do Alto da Glória. E o jogo teve um primeiro tempo frenético com cinco gols. Jucemar abriu o placar para o Alviverde. Rogério Corrêa e Jadson viraram o jogo com dois gols em três minutos. Tuta empatou. No fim do primeiro tempo, Igor voltou a colocar o Atlético na frente. Mas aos 33 do segundo tempo apareceu a estrela do atacante Tuta, que fez seu segundo gol, empatou o jogo, e deu o primeiro título coxa branca na nova casa do rival.

Walter Alves/Tribuna do Paraná

2/5/2004 – Atlético 1 x 1 Coritiba (Campeonato Brasileiro)

Gols: Dagoberto (A); Aristizábal (C)

O jogo era válido pela 4.º rodada do Campeonato Brasileiro, ainda no início do campeonato em que o Atlético seria vice-campeão com uma bela campanha. Jogo equilibrado e disputado. O Furacão abriu o placar com Dagoberto, logo aos 2 minutos. Aristizábal empatou aos 10 da primeira etapa. Vágner foi expulso na segunda etapa no lado do Coritiba, mas o resultado continuou o mesmo.

Aliocha Mauricio/O Estado - Tribuna

17/4/2005 – Atlético (4) 1 x 0 (2) Coritiba (Campeonato Paranaense)

Gols: Dênis Marques (A)

Pelo segundo ano seguido os dois rivais decidiam o título do Paranaense na Arena, na época a Kyocera Arena. Em 2005 o Atlético fechou uma parceria com a empresa japonesa Kyocera, que passou a ser o “naming rights” do estádio até 2008. A vantagem era do Coritiba, que havia vencido a partida de ida por 1 a 0. Miranda, pelo Coxa e Aloísio, pelo Atlético, foram expulsos. Lima foi o destaque. Apesar de ser reserva e contestado pelo torcedor, ele entrou no segundo tempo e deu passe para Dênis Marques marcar aos 19 do segundo tempo, levando o jogo para os pênaltis. Capixaba e Reginaldo Nascimento erraram as cobranças no Coritiba. Alan Bahia, Fabricio e Maciel converteram, e a cobrança do titulo rubro negro foi do atacante Lima. A derrota ajudou a balançar o técnico Antônio Lopes no comando do Coritiba. Ele seria demitido menos de um mês após a decisão.

10/7/2005 – Atlético 1 x 0 Coritiba (Campeonato Brasileiro)

Gol: Evandro (A)

Já que quatro dias antes o Furacão havia jogado a primeira final da Libertadores, contra o São Paulo, em Porto Alegre, Antônio Lopes mandou um time misto para o Atletiba visando o confronto de volta, no Morumbi. E foi uma atitude corajosa, já que o começo de Brasileirão do Atlético era péssimo. O time poupava os titulares focando na competição continental, e fazia uma campanha com três empates e nenhuma vitória até a décima rodada. Mesmo assim, o Furacão venceu o Coritiba, no ano em que o alviverde amargaria o rebaixamento para a série B do Brasileirão.

Rodolfo Buhrer/Gazeta do Povo

15/10/2006 - Atlético 4 x 1 Coritiba (Copa 100 Anos)

Gols: Ricardinho, Edimar e Kaio (A); Chico (contra, C).

Esvaziada, disputada pelos times reservas, a Copa 100 Anos foi o jeito de a Federação Paranaense de Futebol (FPF) fazer um Atletiba em um ano em que as duas equipes não se enfrentariam. Com apenas 1.705 pagantes na Arena, o Furacão goleou o Coxa por 4 a 1.

11/2/2007 – Atlético 2 x 2 Coritiba (Campeonato Paranaense)

Gols: Marcão e Ferreira (A); Edmilson e Daniel Cruz (C)

Jogo válido pela primeira fase do Paranaense. O Coxa abriu o marcador, mas deixou o Furacão virar com dois gols em dois minutos. Daniel Cruz deixou tudo igual aos 30 em jogo equilibrado.

Antonio Costa/Gazeta do Povo

4/5/2008 – Atlético 2 x 1 Coritiba (Campeonato Paranaense)

Gols: Netinho e Marcelo Ramos (A); Henrique Dias (C)

Após o término do contrato com a Kyocera, em março daquele ano, o estádio deixava de se chamar Kyocera Arena. Era o jogo do tira-teima em finais na Arena. Em 2004, vitória do Alviverde, já em 2005, título para o Rubro-Negro. O Coritiba jogava com uma boa vantagem construída no primeiro jogo, vencido por 2 a 0. O Furacão foi buscar o resultado e depois de muita pressão chegou a abrir 2 a 0, placar que levava o jogo para a prorrogação. Mas Henrique Dias, aos 19 do segundo tempo, fez o gol do título coxa branca.

Valterci Santos

29/6/2008 – Atlético 1 x 1 Coritiba (Campeonato Brasileiro)

Gols: Alan Bahia (A); Marcos Tamandaré (C)

Jogo que marcava o reencontro dos dois times em um jogo de Série A do Brasileiro, depois da ausência de dois anos do Coritiba. Gols apenas no segundo tempo, com o Atlético abrindo o marcador aos 36 e o Coxa empatando aos 41. O resultado manteve os dois times no meio da tabela naquele momento da temporada.

Hedeson Alves/Gazeta do Povo

26/4/2009 – Atlético 2 x 4 Coritiba (Campeonato Paranaense)

Gols: Rafael Moura e Marcinho (A); Marcelinho Paraíba, Marcos Aurélio , Ariel e Marlos (C)

Era a penúltima rodada do quadrangular final do Paranaense daquele ano. A fórmula do campeonato não teria uma decisão e o Atlético precisava de apenas uma vitória diante do Coritiba para ser campeão. O Coxa não deixou e venceu por 4 a 2. Mesmo com a derrota, na rodada seguinte, o Furacão venceu o Cianorte na Arena, e com o empate do Coritiba diante do Nacional, levantou o seu último título estadual.

Albari Rosa/Gazeta do Povo

19/7/2009 – Atlético 0 x 0 Coritiba (Campeonato Brasileiro)

O primeiro e único Atletiba sem gols na Arena da Baixada. O jogo era pela 12.º rodada do Brasileirão e foi de péssima qualidade, com poucas chances de gol para os dois lados. Foi o único confronto sem gols entre os rivais jogando na Arena. O Coritiba seria rebaixado novamente no final do campeonato.

Rodolfo Buhrer/Gazeta do Povo

7/3/2010 – Atlético 1 x 1 Coritiba (Campeonato Paranaense)

Gols: Manoel (A); Marcos Aurélio (C)

Os dois times disputavam a liderança da primeira fase que rendia ao melhor colocado o “supermando” e pontos extras na fase seguinte, em mais uma fórmula confusa do Paranaense. O Coxa era o líder com 25 pontos e o Atlético vinha na sequência com 21. O Furacão abriu o placar e o Coritiba empatou, segurando a vantagem que lhe rendeu a primeira posição da primeira fase. No fim, o Coxa se sagrou campeão e o Atlético ficou com o vice. O empate derrubou o treinador Antônio Lopes no Furacão.

Albari Rosa/Gazeta do Povo

24/4/2011 – Atlético 0 x 3 Coritiba (Campeonato Paranaense)

Gols: Bill, duas vezes, e Leonardo (C)

Era a penúltima rodada do Campeonato Paranaense, e o Coxa precisava de um empate para ser bicampeão na casa do rival. Mas o Coritiba foi além e aplicou o maior placar do clássic, em jogos na Arena, desde 1999. Para piorar, o Furacão completava cinco jogos sem vencer o clássico na Arena. Bill fez dois e foi o nome do jogo. O esquadrão de Marcelo Oliveira alcançou naquele jogo a marca de 21 vitórias consecutivas, recorde nacional, igualando o Palmeiras de 1996 (o recorde foi ampliado para 24 durante a temporada).

ALBARI ROSA/ALBARI ROSA

4/12/2011 – Atlético 1 x 0 Coritiba (Campeonato Brasileiro)

Gol: Guerrón (A)
Albari Rosa/Gazeta do Povo

Um clássico eletrizante. O Atlético precisava vencer e torcer por um tropeço do Cruzeiro para permanecer na série A. Já o Coritiba lutava por uma vaga na Libertadores e uma vitória simples garantia o Alviverde na pré-Libertadores. Para o Coxa, a oportunidade de vencer o rival, rebaixá-lo e ainda se garantir na maior competição continental. O Furacão tinha a chance de escapar do rebaixamento e ainda tirar a vaga do rival. Com um gol aos 28 do segundo tempo, o Atlético venceu o jogo, mas naquele momento o Cruzeiro já goleava o Atlético-MG por 5 a 1 (o jogo terminou 6 a 1) e rebaixava o Rubro-Negro. O Coritiba não conseguiu a vaga, que ficou com o Internacional, e terminou em 8.º. Foi o último Atletiba na Arena antes da reforma para a Copa.

21/06/2015 - Atlético 2 x 2 Coritiba (Campeonato Brasileiro)

Gols: Wellington Paulista, Walter (A), Ruy e Edigar Junio (A)

Daniel Castellano/Gazeta do Povo

O dia 21 de junho de 2015 ficará marcado na história do futebol paranaense por um “Atletiba de gala”. O primeiro clássico na nova Arena da Baixada, reformada para a Copa do Mundo, foi digno do palco onde ocorreu a disputa. Furacão e Coritiba empataram por 2 a 2, pela oitava rodada do Brasileiro, mas o futebol apresentado pelas duas equipes não decepcionou os 26.773 pagantes. O jogo ganhou um charme extra de ser registrada no primeiro Atletiba “indoor” da história. O teto retrátil permaneceu fechado durante todo o jogo.

20/03/2016 - Atlético 0 x 2 Coritiba (Campeonato Paranaense)

Gols: Thiago Lopes e Juan (C)

Hugo Harda/Gazeta do Povo

O Coritiba não estava em boa fase e foi enfrentar seu maior rival fora de casa, mas reagiu na hora certa. O resultado acalmou a pressão em Gilson Kleina e fez o Coxa ultrapassar o rival na tabela. Destaque da partida foi o apoio da torcida rubro-negra ao juiz Sérgio Moro. Foi também a primeira vez que os dois clubes se duelaram no pisto artificial do estádio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]