• Carregando...
André Lima entrou no segundo tempo e marcou o gol da vitória do Atlético. | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
André Lima entrou no segundo tempo e marcou o gol da vitória do Atlético.| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

O Atlético fez sua melhor apresentação na temporada, dominou o Paraná do início ao fim e venceu a primeira partida do confronto semifinal do Paranaense por 2 a 1, neste sábado (16), na Arena da Baixada. Nikão e André Lima marcaram para os donos da casa, enquanto Lúcio Flávio, de pênalti, fez o gol paranista.

Essa foi a primeira vitória do Furacão em um clássico neste ano, já que havia perdido para o Coritiba e para o próprio Tricolor na primeira fase do Estadual.

LANCE A LANCE: Veja como foi Alético 2 x 1 Paraná

FOTOS: Veja imagens da vitória atleticana na Arena

Confira os melhores momentos de Atlético contra Paraná Clube

+ VÍDEOS

O clássico também marcou a volta da bateria da organizada Os Fanáticos ao estádio, fato que criou um ambiente muito favorável à equipe de Paulo Autuori. O grupo continuou descaracterizado, cumprindo medida adotada pela diretoria rubro-negra após a polêmica com Walter, mas conseguiu contagiar toda a Arena.

A partida de volta, na Vila Capanema, ainda não tem data oficial, mas deve acontecer no próximo domingo (24), às 16 horas. Um empate coloca o Atlético na final contra o vencedor de Coritiba e PSTC. Vitória paranista por um gol de diferença leva o duelo para os pênaltis.

Antes disso, o Atlético joga a final da Primeira Liga, nesta quarta-feira (20), contra o Fluminense, em Juiz de Fora-MG. Já o Paraná encara o Estanciano, quinta-feira (21), às 19h15, na Vila Capanema, pela Copa do Brasil.

O jogo

O primeiro tempo foi todo do Furacão, que mesmo assim não conseguiu ir para o vestiário em vantagem. Os donos da casa sufocaram o Tricolor desde o início da partida e tiveram paciência para descobrir espaços e abrir o placar com Nikão, aos 21 minutos, em chutaço de fora da área.

Nikão marcou o primeiro gol do Atlético.Daniel Castellano/Gazeta do Povo

A vantagem proporcionada pelo gol do camisa 11, que não marcava desde 27 de agosto de 2015 – contra o Joinville, pela Sul-Americana –, não durou muito. De pênalti, Lúcio Flávio empatou aos 34 minutos, no primeiro chute paranista contra o goleiro Weverton. No lance, Eduardo derrubou Robson, cometendo sua terceira penalidade da temporada.

Apesar da igualdade, o Atlético seguiu melhor no duelo e ainda teve outras três oportunidades para tomar a dianteira. Ewandro parou no goleiro Marcos, enquanto Walter e Nikão erraram a pontaria.

Nos acréscimos, a torcida atleticana ainda pediu pênalti em Nikão, mas o árbitro Felipe Gomes da Silva não sinalizou a infração.

A pressão rubro-negra seguiu na etapa final e o Paraná não abriu mão de jogar apenas em contra-ataques. Poupado por causa do desgaste, Marcos Guilherme substituiu Ewandro e deu mais velocidade ao time de Paulo Autuori.

Mas foi outra mudança que recolocou o Furacão na frente. Atendendo aos gritos da torcida, o treinador lançou André Lima no lugar de Vinícius, aos 21’.

Dois minutos depois, o centroavante aproveitou falha da zaga do zagueiro Demerson e apareceu sozinho na frente do goleiro. Bateu cruzado e comemorou com a torcida.

André Lima fez o gol da vitória do Atlético na Arena.Daniel Castellano/Gazeta do Povo

O bombardeio atleticano continuou. Marcos Guilherme faria o gol se não fosse o corte do zagueiro Alisson em cima da linha. Walter também teve sua chance, mas o camisa 1 do Tricolor fez defesa incrível.

Atrás, o Paraná até tentou ser mais ofensivo, mas não conseguiu levar perigo à meta atleticana até o apito final.

Craque

Marcos

Se não fosse pelo goleiro paranista, o Atlético poderia ter feito uma vantagem maior para o jogo de volta. Só não conseguiu defender os dois chutes que resultaram nos gols do Rubro-Negro porque eram indefensáveis.

Goleiro paranista fez importantes defesas.Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Bonde

Eduardo

Cometeu uma penalidade em Robson e proporcionou ao Paraná a chance de empatar o jogo no momento em que o Atlético dominava as ações da partida.

Guerreiro

Nikão

Marcou um golaço na primeira etapa e dos jogadores de linha foi o melhor em campo. Esteve em todos os lados do meio de campo atleticano e bagunçou a marcação dos zagueiros paranistas.

Veja os gols da vitória do Atlético sobre o Paraná

+ VÍDEOS

Gols

1º tempo

1 x 0 (21 min) – O meia Nikão dominou a bola na meia direita, e de perna esquerda, acertou um chute de fora da área, no ângulo de Marcos.

1 x 1 (34 min) – Robson sofreu a penalidade de Eduardo. O atacante Lúcio Flávio cobrou o pênalti com força, no meio do gol, sem chances para Weverton.

2º tempo

2 x 1 (23 min) - A zaga do Paraná falhou e deixou André Lima chegar livre na frente de Marcos. O atacante chutou forte da entrada da área, no canto direito do goleiro. A bola ainda bateu na trave antes de entrar.

Chave do jogo

Pressão e domínio do Atlético. O Furacão poderia ter aberto uma vantagem maior sobre o Paraná para o segundo jogo. Mas o goleiro Marcos teve uma tarde iluminada e só não conseguiu defender o chute de André Lima, que saiu do banco de reservas para fazer o gol da vitória atleticana.

Cartões

Amarelos: Eduardo e Thiago Heleno (Atlético). Marcos (Paraná).

Suspensos

Atlético: Eduardo.

Próximo jogo

Atlético: Fluminense, quarta-feira (20), às 21h45, no Municipal Juiz de Fora, pela final da Primeira Liga.

Paraná: Estanciano, quinta-feira (21), às 19h15, na Vila Capanema, pela Copa do Brasil.

  • André Lima entrou na partida e marcou o segundo gol atleticano.
  • André Lima comemora o segundo gol do Atlético no clássico.
  • Walter reclamou com a arbitragem no intervalo do jogo.
  • Thiago Heleno dá carrinho forte em Válber.
  • Lúcio Flávio comemora com companheiros do banco de reservas.
  • Lúcio Flávio comemora gol do empate do Paraná.
  • Nikão marcou um golaço na Arena.
  • Jogo foi pegado na Arena da Baixada.
  • Robson tenta furar a defesa do Atlético, mas manda para fora.
  • Torcida atleticana na Arena.
  • Torcida do Paraná marcou presença na Arena da Baixada.
  • Torcida do Atlético chegando à Arena da Baixada.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]