• Carregando...
Wagner Lopes e Paulo Autuori, técnicos de Paraná e Atlético. | /Gazeta do Povo
Wagner Lopes e Paulo Autuori, técnicos de Paraná e Atlético.| Foto: /Gazeta do Povo

A última rodada da primeira fase do Paranaense terá todos os jogos na próxima quarta-feira (29), às 21h45. A partida de maior impacto é o clássico entre Paraná e Atlético , na Vila Capanema. O Rubro-Negro corre o risco de ser eliminado e precisa da vitória contra o líder do campeonato. Mas não é a só a sobrevivência do Furacão que está em jogo. Veja o que mais motiva os dois times no confronto decisivo.

TABELA: confira como está a classificação do Paranaense 2017

MATEMÁTICA: veja pelo que brigam os times na última rodada do Estadual

Paraná

1 - Apagar a ‘freguesia’

Desde o rebaixamento para a Série B nacional em 2007, o Tricolor está com o Atlético engasgado. Neste período, são 12 derrotas para o rival, seis vitórias e dois empates em 20 jogos disputados. As lembranças mais amargas são recentes: as eliminações para o Furacão nos Estaduais de 2014 e 2016.

Há três anos, o Tricolor foi eliminado pelo time sub-23 do Atlético nas quartas de final. Após vencer o primeiro jogo por 2 a 1 fora de casa, o meia Marcos Guilherme deu show na Vila Capanema e marcou os dois gols da classificação rubro-negra. Já no ano passado, após terminar a fase inicial em primeiro, veio a eliminação nos pênaltis na semifinal. O lateral-direito Nei, ex-Atlético, e que vestia a camisa paranista, perdeu uma das cobranças. Acabou dispensado após a partida.

Nada como eliminar o rival do Estadual para virar a página neste histórico dos últimos anos.

2 - Defesa da invencibilidade

O Paraná coloca em jogo sua invencibilidade na Vila Capanema na temporada. No Estadual, o time de Wagner Lopes tem 100% de aproveitamento, com cinco vitórias em cinco jogos. Já na Primeira Liga e Copa do Brasil, são duas vitórias, contra Avaí e Bahia, e um empate, diante do Figueirense. Em casa, a equipe marcou 16 gols e sofreu apenas um.

3 – Última chance para os reservas

O jogo representa a última oportunidade para os reservas mostrarem serviço a Wagner Lopes. O Paraná não terá mais duelos “sem compromisso” na temporada e o treinador pretende acabar com o rodízio. O time que entrará em campo no clássico será alternativo, já que cinco titulares estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo. São eles o lateral-direito Diego Tavares, o zagueiro Eduardo Brock, o lateral-esquerdo Kaike, o volante Gabriel Dias e o meia Alex Santana. Lopes também quer dar espaço aos novos contratados, entre eles o atacante Robson, que fará sua reestreia pelo clube após passagem apagada pelo São Paulo.

4 – Teste de força

Apesar do ótimo início de ano, o Paraná tem aproveitamento de apenas 44% nos jogos mais difíceis que fez na temporada. Em 2017, são oito confrontos contra clubes das Séries A ou B, são duas vitórias, dois empates e duas derrotas. Os adversários foram Avaí (v), Bahia (v), Figueirense (e), Londrina (empate e derrota) e Coritiba (d).

Atlético

1 – Vaga nas quartas de final

Se vencer, o Furacão garante vaga nas quartas. Mas caso empate ou perca, o risco de cair precocemente aumenta. Se não conquistar os três pontos, o Atlético terá que torcer para Foz do Iguaçu ou Cascavel não vencerem seus jogos, contra Rio Branco e Toledo, respectivamente – ambos fora de casa. Se os dois triunfarem e o Rubro-Negro tropeçar, o time de Paulo Autuori será eliminado.

2 – Garotos em risco

A eliminação no Estadual pode ‘encerrar’ a temporada do time reserva. Restaria oc clube a Libertadores e o Brasileiro, competições em que as chances para os garotos da base serão mais raras. Mas se o Atlético avançar, Autuori garante que os titulares jogarão apenas a ida e serão poupados no jogo de volta das quartas de final, mais uma chance para os jovens mostrarem serviço.

3 – Afirmação dos titulares

Os titulares estiveram apenas sete vezes em campo no ano – uma no Estadual. No único duelo do time principal no torneio regional, empate frustrante contra o J. Malucelli. A chance de Thiago Heleno, Lucho González, Pablo e companhia se redimirem é no clássico.

4 – Fuga de um clássico precoce

Se o Estadual terminasse hoje, sem os jogos da 11ª rodada, o Atlético enfrentaria o rival Coritiba logo de cara. O Furacão pode até se classificar se tropeçar contra o Paraná, mas o empate ou a derrota aumentam muito as chances de o Rubro-Negro voltar a encontrar o próprio Tricolor nas quartas de final ou então o Coritiba, que também está entre os primeiros colocados na tabela.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]