• Carregando...
Método de treinamento usado pela Alemanha na Copa do Mundo de 2014 serve de inspiração para o Atlético em 2015. | Hugo Harada/Gazeta do Povo
Método de treinamento usado pela Alemanha na Copa do Mundo de 2014 serve de inspiração para o Atlético em 2015.| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

O Atlético está apostando alto para produzir um time preparado fisicamente para qualquer desafio. É o que a diretoria espera ao investir no método utilizado pela empresa americana Exos, criada pelo preparador físico da seleção alemã, Mark Verstegen.

Cinco profissionais da empresa dão expediente diariamente no CT do Caju, inclusive o ex-preparador físico do Bayern de Munique, Marcelo Lins Martins. É ele quem coordena a implementação do sistema no Furacão.

A metodologia consiste em um programa de treinamentos baseado na integração de várias disciplinas do futebol, como nutrição, fisiologia, fisioterapia e psicologia, todas voltadas ao aprimoramento físico. Primeiro são realizados levantamentos sobre os padrões de movimentos típicos do futebol e de determinada equipe.

“É um método que te tira da sala de musculação. Lá você visa apenas o músculo. Com o sistema FMS [Sistema de Movimento Funcional] você visa o padrão de movimento e, consequentemente, a melhora do músculo”, afirmou Sérgio Souza, professor da 4Perform, especialista certificado pela Exos.

A cobaia atleticana do novo sistema foi o atacante Douglas Coutinho. Negociado com o Doyen Group, fundo de investidores de Malta, o jogador esteve prestes a ser negociado com o futebol europeu. Contudo ,um dos fatores que pesou para sua permanência por mais seis meses, até a janela de transferências internacionais de início de temporada, foi esse trabalho desenvolvido desde dezembro.

Mark Verstegen disse ao The New York Times que o trabalho individualizado é a chave do sucesso do método. “A precisão é muito importante. Se eles estão um pouco fora em seus movimentos em qualquer dia especial, nós corrigimos as coisas imediatamente. É como correr um programa antivírus no computador. Você quer se livrar do lixo e manter os movimentos precisos”, disse.

“O cara que quiser ter sucesso e se tornar um profissional de alta performance, tem de pensar 24 horas em ser um atleta de alta performance. Precisa de disciplina”, comentou um profissional ligado à diretoria atleticana que preferiu não se identificar.

O Atlético tem cruzado os dados que já possui pelas tabulações pelo programa de computador Wyscout com os resultados colhidos pela Exos para preparar e até dispensar jogadores que não obtenham os resultados esperados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]