• Carregando...
Vila Capanema sem público hoje | Henry Milleo/Gazeta do Povo
Vila Capanema sem público hoje| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

O clássico deste domingo (29) opõe rivais em momentos distintos no pré-jogo e possíveis reflexos pós-clássico para os jogadores. Enquanto o Coritiba testa atletas, com várias mudanças e a ponto de ter uma estreia na 11.ª e última rodada do primeiro turno, os paranistas terão a oportunidade derradeira de mostrar serviço antes da reformulação iminente com a troca da cúpula diretiva.

Apesar do esquema tático consolidado, o técnico Marquinhos Santos terá oportunidade de observar atletas no time líder do Paranaense. Alguns pela primeira vez, como o lateral-esquerdo Paulo Otávio.

“Para mim é uma final. Independente dos cinco jogos no ano passado, esse é meu primeiro jogo com o Marquinhos e é meu primeiro jogo no ano. Então é uma oportunidade que eu não posso deixar passar. Sou muito fã do Carlinhos e sempre falo para ele. Substituir ele é meio difícil, mas essa é a minha oportunidade”, reconhece o estreante.

Sob nova direção, os jogadores do Tricolor tentam administrar a turbulência externa e ganhar lastro para permanecerem no grupo. Na véspera do clássico, o gerente de futebol Marcus Vinícus deixou o clube. Antes dele, o superintendente de futebol remunerado, Marcelo Nardi, já havia se despedido do Tricolor. Fernando Leite, supervisor de futebol, outro com cargo remunerado, seria o próximo alvo. No lugar do trio, Durval Lara Ribeiro, o Vavá, e Wladomiro Gayer Neto, ambos do Paranistas do Bem, devem tocar o futebol sem receberem remuneração.

Times

No Coritiba, Negueba, Norberto e Wellington Paulista, suspensos, darão lugar a Rodolfo, Ivan e Wallyson. Já João Paulo, Carlinhos e Helder serão poupados para a entrada de Alan Santos, Pedro Ken e Paulo Otávio. O zagueiro Luccas Claro retorna der suspensão no lugar de Walisson.

Entre todas essas modificações, as principais novidades são o meia Rodolfo e o lateral-esquerdo Paulo Otávio. Enquanto o primeiro é um dos únicos meias de criação do elenco e terá mais uma oportunidade de mostrar serviço, o segundo terá a primeira chance neste ano de jogar uma partida.

Com Cleiton e Luiz Felipe suspensos pelos terceiros cartões amarelos, o técnico Luciano Gusso escalou a defesa titular do Tricolor com Gustavo Eugênio pela direita e Bianor pela esquerda.

O sistema defensivo foi testado com o lateral-direito Netinho, o lateral-esquerdo Bruninho e os volantes Jean, Marcos Paulo e Ricardinho. Já o meia terá Lúcio Flávio vai municiar os atacantes Rossi e Carlinhos.

Campanhas

O Coritiba é líder do Campeonato Paranaense. Em dez jogos, conseguiu oito vitórias, um empate e amargou apenas um tropeço, somando 25 pontos. Tem o melhor ataque, com 17 gols marcados, nove deles só por Rafhael Lucas, o artilheiro do Estadual. O Paraná ocupa a quarta colocação, com 17 pontos. São cinco vitórias, dois empates e três derrotas. O time marcou 13 vezes e sofreu nove gols.

Confrontos

O clássico de hoje será o 97.º entre Paraná e Coritiba. O Coxa venceu 36 vezes, contra 32 triunfos paranistas, além de 28 empates. O Tricolor marcou 120 vezes e o Coxa 117. O último encontro ocorreu em 26 de janeiro de 2014, com vitória alviverde por 2 a 0.

Curiosidade

Com 300 jogos no currículo, o meia Lúcio Flávio não hesitou em apontar um clássico com o Coritiba como um dos momentos inesquecíveis na carreira. Não por menos. Ele estava em campo na maior goleada sobre o rival alviverde, por 6 a 2 em 9 de maio de 1999. “Foi um dos principais jogos que fiz como atleta”, admitiu o camisa 10, que além de assistência deixou o seu na sacola de gols paranistas O jogo também marcou por ele ter jogado junto com o tio Ney Santos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]