• Carregando...
Fiel da igreja adventista, Vítor não pode treinar e nem jogar aos sábados. | Gilberto Abelha/Jornal de Londrina
Fiel da igreja adventista, Vítor não pode treinar e nem jogar aos sábados.| Foto: Gilberto Abelha/Jornal de Londrina

Eleito melhor goleiro da Série C do Brasileiro em 2015, o goleiro Vítor pode deixar o Londrina por sua opção religiosa. O atleta, de 30 anos, virou seguidor da igreja adventista, que recomenda guardar os sábados.

Segundo o gestor de futebol do Londrina, Sérgio Malucelli, o goleiro revelou seu posicionamento no início deste ano, quando estava sendo negociado com a Chapecoense. A postura religiosa do jogador acabou impedindo a transferência, que, segundo o empresário, já estava praticamente acertada.

“Ele me avisou que não trabalharia mais aos sábados. Falei que vai ser difícil para ele até mesmo renovar o contrato. Aí ele disse que se fosse o caso, iria parar de jogar. Em 22 anos de futebol, nunca tinha visto isto”, explica Malucelli.

Pela doutrina adventista, os fiéis devem fazer uma vigília entre o pôr-do-sol de sexta-feira até o fim do sábado. Neste período, os fieis se dedicam ao descanso e à oração, não podendo trabalhar. Desta forma, Vítor não poderia atuar na maior parte da Série B do Campeonato Brasileiro, que normalmente tem jogos disputados às terças, sextas e sábados.

A possibilidade de um revezamento entre Vítor e o reserva Marcelo Rangel foi praticamente descartada por Malucelli. “O [técnico Cláudio] Tencati não gosta de revezamento, de mexer muito no time. Além disso, quando não tem jogo aos sábados, tem rachão. Como o treinador vai deixar ele de fora? E os outros jogadores que estarão trabalhando e ele não? Fica ruim para todo mundo.”

O contrato de Vítor com o Tubarão vai até o fim do Paranaense, em maio. Até lá, Malucelli informa que ele deve continuar no time, até porque poucos jogos são nos sábados. No entanto, a permanência do goleiro para a sequência da temporada ainda vai ser discutida com a comissão técnica. “Por tudo que ele representou para o Londrina, nós vamos manter o contrato. Então ele fica até maio. Agora, renovar é quase impossível.”

Vítor afirma que já seguia a igreja adventista há cerca de quatro anos. No fim de 2015, resolveu vivenciar a fé com mais afinco. “Passei a dar ênfase ao estudo da Bíblia e decidi reafirmar essa crença, me batizando.”

Apesar da decisão, o goleiro não pensa em abandonar o futebol. “Na Série A, a maioria dos jogos ocorre aos domingos e nas noites de sábado. Então eu poderia jogar. Estou na melhor fase da minha carreira. Tenho sido abençoado e tenho melhorado bastante na parte profissional. Não penso em parar”, afirma

Com relação a Série B, ele compreende que situação fica difícil. Mesmo assim, afirmou que quer continuar no Londrina. “Estou à disposição do treinador e pensando em ser campeão paranaense. Estou disposto a trabalhar até dobrado se for possível, mas não abro mão do meu dia de descanso e de comunhão com Deus”, reafirmou.

Grande desfalque

Considerado um dos homens de confiança do técnico Cláudio Tencati e um dos jogadores mais queridos pela torcida do LEC, Vítor será um grande desfalque no elenco, caso seja confirmada sua despedida. Carioca revelado pelo Vitória, o goleiro passou por outros nove clubes antes de se firmar no Tubarão (Ponte Preta , Joinville, Portuguesa, Atlético- GO, Bragantino, ABC, Arapongas , São José-RS e Novo Hamburgo).

Foi apresentado ao Londrina em dezembro de 2013 com a difícil missão de substituir Danilo, considerado um dos ídolos da torcida. Vitor deu conta do recado e logo no primeiro ano ajudou o Tubarão a conquistar o Paranaense de 2014 - com direito a defesa de pênalti na decisão com o Maringá - e o acesso para a Série C do Brasileiro.

Ano passado, o goleiro voltou a operar “milagres” em campo, garantindo o título do interior e o acesso para a Série B do Brasileirão. Foi eleito o melhor goleiro do Estadual – na votação realizada pelo Gazeta do Povo - e da Série C - na eleição feita pela União Nacional das Entidades de Futebol do Brasil (Unefut).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]